Topo

6 dicas para ser aprovado para o curso de Medicina

Confira como passar em vestibulares que costumam ser mais disputados.
Publicidade
Comente

O curso de medicina costuma estar entre os mais disputados nos processos seletivos das Universidades, tanto as públicas como as privadas. As públicas costumam ser ainda mais difíceis em virtude da grande demanda, mas mesmo nas universidades privadas consideradas como de excelência o curso acaba tendo um acesso mais difícil do que outras formações de nível superior.

6 dicas para ser aprovado para o curso de Medicina

Na grande maioria dos casos existem mais candidatos do que vagas disponíveis, sendo que isso já acaba se tornando uma barreira de entrada. Mas, além disso, muitas Universidades optam por fazer vestibular mais específico para o curso de medicina, a partir do entendimento de que estes alunos precisam estar mais preparados para um curso que costuma ter uma dificuldade mais elevada.

Para quem pretende se preparar para um curso de medicina, existem alguns fatores que realmente devem ser levados em consideração, como a concorrência para as universidades desejadas e a possibilidade de estudar em um local mais afastado de onde o candidato origina. Além disso, também é importante analisar com cuidado as provas específicas para o curso de medicina, entendendo especialmente quais são as diferenças para o Vestibular convencional e os conteúdos que são cobrados de uma forma mais efetiva.

Publicidade

Mas, em linhas gerais, o desafio que os alunos de fato vão acabar enfrentando é realmente o de conseguir vencer uma enorme quantidade de outras pessoas na disputa pelas vagas. E isso exige basicamente preparo.

Confira algumas dicas para que quer ser aprovado no vestibular de Medicina.

Adapte um cronograma de estudos

Para quem deseja concorrer a um curso que é diferente dos demais, é muito importante criar um cronograma que também consiga fugir dessa média geral. Por isso, é muito importante planejar de acordo com a exigência do vestibular em si, com foco naqueles conteúdos que serão considerados como mais importantes. Também é fundamental que este cronograma esteja adaptado a realidade de cada estudante.

Faça uma boa análise do vestibular

Publicidade

Para os estudantes que vão focar em determinadas instituições de ensino, é fundamental entender como aquela Universidade costuma aplicar suas provas. Fazer uma boa leitura e análise das provas anteriores, por exemplo, é fundamental para entender como as questões e os assuntos são distribuídos. Também é sempre muito importante conhecer com detalhes as informações do edital das provas, pois eles podem trazer informações relevantes, como diferentes pesos para cada uma das matérias.

Trabalhe nas suas dificuldades

O autoconhecimento pode ser considerado como uma das armas mais poderosas para os estudantes que estão se preparando para o vestibular, mas especialmente para aqueles que pretendem concorrer em cursos como o de medicina. Entender quais são os principais pontos que merecem atenção é de fundamental importância. E isso também deve ser contemplado no cronograma de estudos.

Faça muitos simulados

Simulado nem sempre pode ser considerado apenas como uma prova organizada para simular como será o dia do exame. Este tipo de treino é importante, mas as pessoas podem fazer simulados também na sua casa, ao começar a trabalhar na resolução de provas anteriores, tentando criar um ambiente que simula algumas das condições da prova de verdade, como o tempo e o fato do aluno não consultar nenhum material de apoio. Também é importante ir monitorando o desempenho, tanto na questão dos acertos e erros mas também no tempo que o aluno leva para responder as questões.

Trabalhe com resumos

Os resumos costumam ser ferramentas muito poderosas dentro de um cronograma de estudos de uma forma geral. Quando ele está sendo criado, ajuda a fixar o conteúdo, uma vez que o cérebro vai fazendo a leitura daquelas informações enquanto ela está sendo registrada. Depois, as pessoas conseguem ainda estudar de uma forma mais efetiva a partir da leitura dos dados de forma resumida.

Treine foco e concentração

Todo o processo de preparação depende muito da capacidade de foco e de concentração que o estudante consegue aplicar naquele momento. Treinar isso é muito importante, e deve ajudar inclusive em outros momentos da vida do estudante, incluindo o próprio curso, que é bem difícil. Evitar elementos distrativos, como redes sociais, televisão e afins, é o primeiro passo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: