Topo

5 dicas para preparar a casa para fortes chuvas

Episódios de temporais isolados estão cada vez mais frequentes nos dias de hoje.
Publicidade
Comente

Episódios envolvendo fortes chuvas concentradas em um determinado local, causando os mais variados tipos de problemas, com o ocasionamento de eventuais tragédias, estão cada vez mais comuns no dia a dia das mais variadas comunidades. Mesmo com o avanço na tecnologia de previsão de tempo, os especialistas ainda não conseguem prever a tempo estes acontecimentos para evitar problemas como destruição de bens imóveis e até mesmo de vidas.

5 dicas para preparar a casa para fortes chuvas

Em relação aos estudos considerados como de base para entender como se comporta o tempo, é um conhecimento consolidado o fato de que as temporadas de fortes chuvas costumam acontecer durante o verão, momento em que existe um maior aquecimento da região, provocando as nuvens carregadas que se convertem em chuvas fortes. Mas estão acontecendo muitas situações de chuvas fortes e isoladas também durante o inverno.

Quem acompanha e monitora de perto essas mudanças que estão acontecendo no comportamento do tempo de uma forma geral afirma que muitas dessas mudanças estão acontecendo em virtude de um aquecimento nas temperaturas médias do planeta de uma forma geral. Isso acontece em diversas partes do mundo e acaba interferindo no clima de uma forma geral.

Publicidade

Para se proteger das fortes chuvas, a grande maioria das pessoas acabam confiando nas construções e nos imóveis de uma forma geral. A casa geralmente é o porto seguro das pessoas para que elas consigam se proteger do tempo que faz do lado de fora. Mas quando as chuvas acontecem de uma forma muito intensa, uma série de problemas podem acontecer com as construções. Por isso, é muito importante se certificar de que as casas realmente estão preparadas para enfrentar este tipo adversidade.

Confira algumas dicas importantes para preparar a casa para temporadas e eventos climáticos que envolvam chuvas intensas:

Cuide das calhas

Um dos principais recursos das casas durante as chuvas são as calhas, que permitem com que parte da água da chuva seja recolhida e direcionada para um determinado local, impedindo que essa água acaba chegando a partes da cobertura que sejam mais fracas ou que tenham algum tipo de buraco que causa a entrada da mesma. Elas devem sempre estar bem limpas e as pessoas devem verificar se o seu escoamento está funcionando da forma correta. Uma dica interessante é, durante os dias mais secos, utilizar uma mangueira e criar um bom fluxo de água para saber como elas se comportam.

Realize a manutenção das telhas

Publicidade

As telhas do telhado também precisam de uma boa revisão, e isso deve ser feito com uma certa recorrência, especialmente antes dos períodos de chuvas mais frequentes. Muitas vezes as telhas vão sofrendo com desgastes naturais que causam pequenas rachaduras. Além disso, os próprios parafusos que são utilizados para fixar determinados modelos podem enferrujar, se desgastar, e permitir que a água acabe entrando.

Impermeabilize lajes e paredes

Hoje em dia existem diversos produtos que podem ser misturados com as coberturas que normalmente são utilizadas em paredes e lajes e que permitem com que elas ganhem uma proteção extra contra a umidade. Vale o investimento especialmente para as paredes ou lajes que ficam muito expostas. Com isso, além de conseguir manter a água do lado de fora, ainda vai evitar o acúmulo de umidade, que torna as construções mais frágeis.

Utilize rufos nos muros

Os rufos são peças moldadas e fixadas em locais específicos e que acabam tendo como principal objetivo impedir que a água infiltre nas paredes e nos muros. Existem basicamente dois tipos de rufos: o de encosto, que é aplicado no encontro entre o telhado e a alvenaria. E o de capa, que é aplicado na junção entre as águas no telhado. O topo do muro é um dos locais onde se faz necessária a aplicação de rufo de capa, por exemplo. Os dois tipos normalmente são fixados com buchas e com uma vedação feita com silicone.

Cuidado com a inclinação

No momento em que o teto estiver sendo construído e projeto, é muito importante ficar de olho na inclinação. Ela deve ser adequada para conseguir canalizar a água para cada uma das calhas instaladas no projeto. Este tipo de estudo deve ser feito durante a construção principal, pois posteriormente acaba se tornando muito complicado alterar a estrutura da casa de uma forma gera.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: