Topo

6 dicas para se preparar para as provas da Fuvest

Vestibular é considerado como o maior e mais concorrido do Brasil.
Publicidade
Comente

O Vestibular da Fuvest acabou se tornando conhecido no Brasil inteiro como um dos maiores e mais concorridos processos seletivos. Mesmo que ele selecione estudantes apenas para estudar no estado de São Paulo, as vagas oferecidas neste concurso são para a considerada melhor universidade do país, a USP. 

6 dicas para se preparar para as provas da Fuvest

Como a instituição é uma referência e é pública, com os estudantes não pagando nenhuma mensalidade para estudar em seus cursos de graduação, a Fuvest normalmente conta com dezenas, em alguns casos centenas, de pessoas concorrendo para cada uma das vagas abertas. E, para conseguir manter o alto nível dos alunos, as provas da Fuvest costumam ser difíceis.

Mesmo que tenha todo o seu conteúdo baseado na grade curricular básica do Ensino Médio, o grande número de concorrentes obriga os organizadores das provas a criarem questões que desafiem os alunos.

Publicidade

Para os estudantes que vão fazer a próxima edição das provas da Fuvest, confira algumas dicas interessantes que vão ajudar durante o preparo para as provas. 

Entenda como funciona a prova

Antes de mais nada, é muito importante que os estudantes se dediquem a entender a fórmula utilizada para essa prova. Em uma seleção na qual os detalhes e os pequenos pontos podem fazer toda a diferença, muitas vezes um preparo estratégico, focado no formato das provas da Fuvest, pode acabar fazendo toda a diferença.

Os alunos devem se informar sobre a estrutura da prova da Fuvest de uma forma geral, se familiarizar com o formato das questões, tanto as objetivas como as discursivas, como também os critérios de correção que são utilizados pelos organizadores as provas. 

Leia atentamente o Manual do Candidato

O edital das provas da Fuvest é um documento legal que deve ter todas as regras que serão seguidas para aquela prova. Mas este é um documento que pode ser mais complicado de ser lido e entendido, uma vez que ele se utiliza de termos legais e técnicos. Mas os organizadores da Fuvest oferecem um outro documento, que é o Manual do Candidato, que fornece as informações de uma forma muito mais simples e direta. 
Este documento sempre pode ser encontrado diretamente no site oficial da Fuvest. 

Crie um cronograma de estudos

Publicidade

Para conseguir montar uma rotina de estudos que seja eficiente, ainda mais para uma prova tão concorrida como o Vestibular da Fuvest, uma dica muito eficiente é se organizar em torno de um cronograma eficiente. Ele deve englobar todo o conteúdo da prova, em forma de revisão, mas com foco naqueles assuntos que os alunos acreditam ter mais dificuldades ou aqueles com peso maior. 

Esse cronograma também deve prever um tempo de descanso e as atividades de lazer, que não deixam de ter um papel importante neste momento de preparação.

Invista tempo nos simulados

Uma das formas mais efetivas de estudar para qualquer prova, especialmente para uma seleção concorrida como a Fuvest, é investir tempo nos simulados. Eles podem ser feitos em casa mesmo, durante o tempo de estudos, com os alunos baixando provas anteriores e resolvendo suas questões. 

Nos momentos que antecedem a prova, nas últimas semanas, pode ser interessante que os alunos façam simulados que realmente reproduzam as condições próximas daquelas que serão enfrentadas pelos alunos no Vestibular, incluindo o tempo máximo para finalização e um simulado feito em local isolado, sem qualquer tipo de consulta. 

Leia as obras obrigatórias

Muitos estudantes acabam se preocupando com aquelas matérias que normalmente causam mais preocupação, como as exatas, e acabam deixando de lado outras etapas importantes da prova. As questões que são feitas baseadas nas leituras obrigatórias devem ser consideradas como essenciais para os alunos que estão concorrendo nos cursos mais disputados.

O ideal é que os alunos se dediquem a ler e ter contato com as obras, ao invés de depender apenas de resumos. Essa também pode ser uma forma interessante de distrair a mente e até mesmo melhorar o conhecimento do idioma para a redação.

Treine a redação

Falando em redação, essa etapa é considerada das mais importantes, inclusive tendo o poder de desclassificar o candidato. Por isso é fundamental treinar a redação, escrevendo bastante com base nos temas que já caíram em edições anteriores. Ler e se informar sobre temas da atualidade também é muito importante para criar um bom repertório e se preparar para a prova de redação. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: