A gastrite é um dos muitos problemas relacionados a saúde do trato gástrico e que faz com que as pessoas tenham uma série de sintomas que atrapalham a qualidade de vida como um todo. Mesmo que muitos pacientes nem sempre façam essa relação direta, ela não deixa de ser considerada como uma inflamação.
Mas, neste caso, ela acontece na estrutura do estômago, mais precisamente na mucosa que envolve todo este órgão. E isso faz com que o funcionamento esperado do sistema digestivo de uma forma geral acabe não acontecendo como o esperado.
A gastrite pode ser dividida em dois tipos diferentes. A primeira delas é a chamada aguda, que é basicamente quando o problema aparece de forma repentina, durando um de terminado período, mas que geralmente não se mantém ao longo de muitos dias. E o outro tipo é a crônica, que basicamente é quando a gastrite vai se desenvolvendo pouco a pouco.
Um dos principais sintomas da gastrite é azia, uma sensação de queimação que os pacientes sentem e que é causada basicamente pela forma como os ácidos responsáveis pela digestão dos alimentos não funcionam corretamente. Com isso, as pessoas também sentem problemas de digestão, fazendo com que os pacientes tenham sempre a sensação de estarem cheios.
Outros sintomas que são bastante comuns nos pacientes de gastrite são os seguintes: estufamento abdominal, perda de apetite, emagrecimento fora da curva, náuseas e também casos de vômitos com uma certa frequência.
São diversas as causas apontadas como as principais causadoras da gastrite no organismo das pessoas como um todo, mas geralmente está relacionada com o consumo excessivo de determinadas substâncias que podem acabar sendo mais agressivas para o estômago, como as bebidas alcoólicas e as gorduras. Além disso, o tabagismo e determinados problemas autoimunes também estão entre os sintomas.
O tratamento normalmente é feito com a administração de determinados tipos de medicamentos, incluindo antiácidos e anti-inflamatórios, bem como as mudanças dos hábitos que podem estar causando a inflamação. Mas existem também algumas soluções mais naturais que podem ajudar.
Confira algumas:
Couve
A couve é um alimento muito interessante para ser consumido no dia a dia, especialmente pela grande quantidade de fibras que podem ser encontradas na sua composição. Além disso, esse vegetal conta ainda com propriedades alcalinas, o que faz com que exista um processo de neutralização da acidez de uma forma geral dentro do estômago.
A forma de consumo mais interessante seria na forma de suco, batendo liquidificador três folhas de couve em 200 ml de água.
Espinheira-santa
Essa é uma planta considerada como medicinal, em função das suas mais variadas propriedades, e que é considerada como bastante popular em determinadas regiões do Brasil. Normalmente ela acaba sendo consumida a partir de um chá que pode ser feito com suas folhas.
A bebida ajuda especialmente a conseguir controlar a ação dos ácidos dentro do estômago que atuam na digestão dos alimentos. Além disso, as propriedades desta planta também ajudam a aliviar os sintomas de azia e dor no estômago, que pode surgir nestas situações.
Aroeira
Mais uma planta medicina que pode ser encontrada no Brasil com uma certa facilidade, cujo nome científico é Schinus terebinthifolius. A sua casca conta com uma grande quantidade de componentes interessantes para o organismo de uma forma geral, tias como saponinas, terpenos e taninos.
Como essa planta também possui propriedades consideradas como anti-inflamatórias, também a caba sendo muito interessante para ajudar a reduzir os sintomas da gastrite de uma forma geral. Também pode ser muito interessante para ajudar a reduzir o desconforto das úlceras. Para fazer esse chá, bastam três pedaços de casca da aroeira para cada litro de água fervente.
Batata
A batata, um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro, também pode acabar se tornando uma aliada no combate a determinados males do estômago, incluindo a gastrite. Mas, neste caso, o consumo mais recomendado acaba sendo o suco de batata, que também oferece um efeito alcalino e que ajuda a neutralizar a acidez presente no estômago como um todo.
Para fazer este suco, a dica é bater uma batata inglesa no liquidificador com 200 ml de água. Não esqueça de sempre coar a bebida antes do consumo.
Comentários (0) Postar um Comentário