Topo

Proteção aos filhos: veja os tipos de fotos que devem ser evitadas em redes sociais

Comente

O uso das redes sociais tem se tornado cada vez mais comum em meio às famílias brasileiras. E diante desse cenário, o compartilhamento de fotos de crianças fofas (ou não) é algo que pode ser observado com certa frequência.

Em algumas dessas imagens, porém, o bom senso acaba sendo deixado de lado, de modo que os pais acabam por correr o risco de comprometer a segurança e privacidade dos filhos.

Leia também:

Embora registrar o primeiro banho, a primeira papinha ou o presente caro que a criança acabou de ganhar pareça algo inocente, por exemplo, a postagem desse tipo de conteúdo nas redes sociais, pode ser uma ação no mínimo perigosa se não tomados os devidos cuidados no que tange à privacidade no ambiente online.

Dentre os riscos aos quas a criança pode ser submetida, destacam-se os de roubo, sequestro, bulling e até mesmo pedofilia. Por isso, buscando conscientizar os pais de tais riscos, decidimos apresentar a seguir algumas das imagens que talvez devessem ser evitadas nas redes sociais. Veja!

Proteção aos filhos: veja os tipos de fotos que devem ser evitadas em redes sociais

Fotos com check in

1

Especialistas afirmam que esse é um tipo de imagem que deveria ser evitada a todo custo, portanto, a dica é verificar o geolocalizador do aparelho antes de tirar a foto da criança, observando se o mesmo se encontra ativado.

O ideal é desabilitá-lo para que as pessoas não fiquem sabendo os locais os quais a criança frequenta. Pessoas má intencionada podem usar esse tipo de informação para pregar sustos quando o filho não estiver em casa, ou em casos mais extremos até mesmo planejar um sequestro.

Imagem da criança no banho

5

Ao registrar uma imagem de seu pequeno tomando banho e fazendo gracinhas com a espuma no chuveiro, tenha o cuidado de verificar se a parte intima não está aparecendo.

Cuidado para não compartilhar com o mundo a imagem da criança nua, pois, embora em alguns casos essa possa parecer uma atitude inocente, em caso de exposição a terceiros (principalmente desconhecidos) a pequena pode correr o risco de sofrer com pedofilia. Existem pessoas que procuram imagens dessa natureza apenas para expô-las em sites impróprios.

Imagens de criança com uniforme escolar

2

Evite a todo custo que pessoas estranhas tomem conhecimento da rotina de seu filho. Publicar imagem do mesmo indo ou saindo da escola pode acabar revelando a terceiros a escola que ele frequenta ou até mesmo os cursos extras que faz. Esse tipo de informação pode ser eventualmente usada para planejamentos de sequestros.

Imagens de alta definição

10

Não devia ser assim, mas, a partir da publicação de uma imagem nas redes sociais, perde-se totalmente o controle sobre a mesma. Pra piorar, o controle não é retomado nem mesmo ao apagá-las, já que alguém pode tê-la copiado.

Dito isso, evite postar fotos comprometedoras da criança e principalmente com alta qualidade de imagem, já que elas podem ser usadas eventualmente até mesmo em publicidade e propagandas não autorizadas.

Imagem da criança com amigos

3

Jamais poste a imagem de uma criança sem a autorização dos pais. A internet é uma rede mundial, por essa razão, se fazem necessários alguns tipos de cuidados. Os pais dos amiguinhos de seu filho podem não gostar da exposição do filho na grande rede.

Imagem da criança com objetos caros

4

Evite postar imagens que levem a entender que a família possui objetos de valor em casa, isso minimizará as chances da mesma se tornar alvo de um eventual assalto.

Imagens abertas ao público

8

Não se sinta seguro em saber que as imagens de seu perfil só podem ser visualizadas por amigos e amigos de seus amigos, você não conhece quem são os amigos de seus amigos e nem suas intenções.

Imagem da casa

7

Evite também postar imagens em que a casa ou o nome da rua fiquem em evidência. Quanto menos os contatos virtuais souberem de sua vida, maior pode ser a sua segurança.

Imagens engraçadas

6

Postar imagens engraçadas do filho pode fazer com que ele se torne o próximo meme das redes. Portanto, só o faça se não tiver medo de expor a criança e até a família na web.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: