Topo

Dicas de segurança na internet para crianças

Dicas de saúde e educação infantil para os pais de primeira viagem! Confira essas dicas de segurança e usabilidade na internet para evitar que seus...
Publicidade
Comente

A atual realidade de quem precisa lidar com a missão de educar um filho em meio a tanta inovação e tecnologia não é nem de longe similar à enfrentada por pais noutras épocas.

Se você possui mais de 25 anos é bem provável que teve uma infância bem diferente que a das crianças de hoje em dia, antigamente as crianças corriam e usavam a imaginação para brincar de uma maneira totalmente diferente do que ocorre na atualidade, onde o universo infantil foi dominado também pela tecnologia.

O interesse das crianças pela internet é algo justificável, afinal, trata-se de uma tecnologia fascinante, capaz de levar a conhecer lugares e pessoas com apenas um clique, ou seja, algo totalmente inimaginável outrora.

Publicidade

Apesar de o interesse das crianças pela internet ser justificável e isso ser, até certo ponto, benéfico, o fato é que cabe aos pais cuidar para que os filhos estejam em segurança no ambiente virtual, ainda que isso signifique privar as crianças do uso da tecnologia em determinados momentos.

Dicas de segurança na internet para crianças

seguranca-internet-criancas

deixe claro os limites de acesso das crianças

Assim como as crianças e adolescentes precisam de um certo limite no mundo real para não se machucarem, também ocorre no mundo virtual, portanto, é necessário que os pais imponham limites a seus filhos, para que estes não se tornem dependentes da internet, possuindo também um convívio social offline. Um bom princípio é estabelecer horários específicos para que os filhos tenham acesso diariamente, além, é claro, de instalar antivírus e outros programas capazes de bloquear ameaças.

Converse com seu filho

Publicidade

Tenha um diálogo aberto com seu filho, orientando-o quanto aos riscos a que ele pode estar exposto no mundo virtual, ensine-o como se defender de possíveis ameaças. Oriente seu filho a não adicionar pessoas desconhecidas em redes sociais, mesmo que a foto do perfil seja também de crianças, nunca se sabe quem realmente está do outro lado da tela.

Leia também:

Cuidados que se deve ter com redes sociais

Mesmo com a existência do controle de idade nas redes sociais, está cada vez maior o numero de crianças nesses ambientes, e embora em um primeiro momento o acesso a esse ambiente por parte dos pequenos pareça inofensivo, o fato é que os pais devem ter muita atenção com o tipo de pessoas com as quais os filhos se relacionam, bem como o tipo de conteúdo que estes postam e compartilham nas redes sociais.

O motivo para tantos cuidados nas redes sociais é que alguns cibercriminosos também têm acesso às redes sociais e conforme o que as crianças postam eles podem saber o tipo de rotina que a família tem, podendo aproveitar-se disso para cometer seus crimes.

Conheça os amigos virtuais de seus filhos

O bullying está cada vez mais comum entre adolescentes hoje em dia, e não é algo saudável nem para quem pratica e muito menos para quem é vitima, no mundo virtual esse panorama não é diferente, essa pratica é conhecida como cyberbullying e é tão prejudicial quanto no mundo real, converse com seu filho a respeito, preste atenção se há alguma mudança de comportamento como isolamentos, crises de choro sem nenhum motivo aparente, ou até mesmo reações exageradas de raiva, isso pode ser um indicio de que seu filho pode esta praticando ou sendo vitima de cyberbullying.

Mantenha-se atualizado

É fato que as crianças têm mais facilidades que os adultos para entender e navegar no mundo virtual, entretanto, justamente por isso é muito importante que os pais se atualizem e saibam exatamente onde seus filhos estão se metendo, só assim saberá os tipos de risco a que ele está exposto e como evitar que ele se machuque.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: