Topo

Educação infantil: veja os erros que devem ser evitados na criação dos filhos

Dicas de saúde e educação infantil para pais de primeira viagem no ClickGrátis! Educação infantil: veja os erros que devem ser evitados na criação dos filhos
Publicidade
Comente

Na maioria das vezes quando um filho nasce, boa parte daquilo que os pais projetaram fazer para proporcionar-lhes uma boa criação acaba sendo esquecida, pelo que, alguns erros passam a ser cometidos gradativamente no cotidiano.

Para evitar que isso ocorra, os pais devem manter uma espécie de policiamento efetivo quanto às suas ações, a fim de evitar que pequenos equívocos do dia a dia acabem resultando em prejuízos na educação da criança.

Leia também:

Publicidade

No intuito de contribuir com essa missão, apresentamos a seguir alguns dos erros mais comuns e que devem ser evitados. Veja!

Educação infantil: veja os erros que devem ser evitados na criação dos filhos

educacao-infantil

Facilidade na vida das crianças

Os pais têm o instinto de proteger a todo custo os seus filhos, por isso, tendem a facilitar a vida dos pequenos. Essa atitude, no entanto, só gera uma sensação extrema de dependência nos pequenos, de modo que eles poderão ter dificuldades em enfrentar problemas sozinhos no futuro.

Acelerar o processo

Publicidade

É muito comum encontrarmos pais que se gabam por ter filhos mais espertos que os demais de mesma idade.

Apesar de ser de fato interessante ter um filho que se sobressai, o desejo que muitos pais têm de forçar o aprendizado e o amadurecimento da criança pode prejudicar o desenvolvimento natural da mesma, criando eventuais problemas no futuro. Lembre-se que criança é criança.

Não atribuir limites

Nutrir uma boa relação com o filho é sabidamente um ponto importante para a conquista da harmonia familiar, no entanto, quando isso se torna mais importante do que a educação da criança propriamente dita, alguns problemas podem surgir.

Um dos grandes riscos nesse aspecto, por exemplo, diz respeito à não atribuição de limites e regras para o pequeno, o que pode acabar gerando cidadãos irrepreensíveis e descompromissados com as leis e regras que regem o país.

Medir a qualidade da condição de pai pelas conquistas dos filhos

Outro erro grave cometido por pais é o de medir o sucesso de sua missão de educador de acordo com as conquista dos filhos.

Essa atitude pode criar um impacto negativo na criação da criança e gerar certas frustrações em duas frentes: em uma delas a criança pode se sentir desestimulada em fazer novas conquistas já que o mérito na verdade será de seus pais, em outra, ela pode se sentir pressionada a atingir sempre resultados melhores para agradar os pais.

Pais super protetores

Cuidar da criança é algo saudável e um dos principais papéis dos pais, apesar disso, a superproteção deve ser evitada.

A proteção exagerada aos filhos pode prejudicar a vida da criança no trato com problemas e dificuldades na fase adulta.

Para que a criança aprenda a se proteger mesmo na ausência dos pais, é preciso dar-lhe espaço para que ela para que ela aprenda a ‘se virar’ sozinha.

Ser ausente

A correria do dia a dia faz com que os pais tenham menos tempo para se dedicarem aos filhos, e isso é um grande problema.

Com isso as crianças acabam sendo educados pela televisão, computador, babá, e até mesmo por amigos, de modo que muitas vezes os pais sequer sabem a respeito do que os filhos estão aprendendo. Esse é, portanto, outro erro que deve ser evitado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: