Topo

Leite materno: confira dicas para guardar na geladeira de uma forma segura

Cuidados são importantes para manter a qualidade do alimento para os recém-nascidos.
Publicidade
Comente

O leite materno é considerado como o melhor alimento para os recém-nascidos. De acordo com as recomendações que são dadas atualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é muito importante que as crianças mamem, pelo menos, até os seus 6 meses de idade.  Além disso, o leite materno pode continuar sendo oferecido para as crianças, como complemento alimentar, até os seus 2 anos.

Leite materno: confira dicas para guardar na geladeira de uma forma segura

O ideal é que a alimentação aconteça com a criança diretamente no peito da mãe. Mas nem sempre isso acaba sendo possível, e acaba sendo bastante comum que o leite seja retirado da mãe em um determinado horário, colocado em uma mamadeira e fornecido para a criança na hora da sua refeição.

Mas existem diversos cuidados que precisam ser tomados para que o leite se torne um alimento realmente saudável e seguro para as crianças, especialmente depois de ser retirado do peito das mães. O calor externo, por exemplo, pode afetar a qualidade do leite, aumentando o risco de contaminação e fazendo com que ele perca alguns nutrientes essenciais. 

Publicidade

Por isso, a recomendação é que, mesmo que o leite materno seja produzido em um corpo que normalmente está com uma temperatura de 36ºC, ele seja mantido refrigerado até que possa ser o alimento do bebê. Além disso, existem ainda algumas outras práticas que acabam sendo muito importantes para garantir o leite materno.

Confira algumas dicas e cuidados para armazenar o leite materno da forma correta. 

Cuidados no momento da retirada do leite

Os cuidados visando manter a qualidade do leite materno por mais tempo começam no momento que as mães promovem a retirada do mesmo. Para fazer isso da maneira correta, é muito importante reduzir todas as possibilidades de contaminação, removendo todas as joias, cobrindo os cabelos, utilizando algum tipo de máscara ou lenço para cobrir as vias aéreas e lavar sempre muito bem as mãos e os braços, até os cotovelos. 

Publicidade

As mamas também devem ser lavadas antes do procedimento, mas apenas com água. E, de preferência, as mães não precisam secar as mãos e as mamas, pois isso pode aumentar os riscos de contaminação.

A extração deve ser feita sempre em um ambiente calmo e relaxante, com a mãe pensando no bebê. Também é importante fazer movimentos circulares suaves na aréola e na mama, tanto com as mãos quanto com a utilização da bomba. 

Como guardar o leite materno?

A partir do momento que o leite é retirado, é muito importante guardar ele da forma correta. O recomendado é fazer isso sempre nos recipientes de vidro, que acabam sendo mais fáceis de serem limpos e higienizados. Eles devem sempre passar por uma boa desinfecção antes de receber o leite. 

Caso a mãe realize a coleta de leite em distintos momentos do dia, é essencial utilizar frascos diferentes para cada coleta. Misturar o leite que está sendo coletado naquele momento com o leite que esteja já guardado a um determinado tempo pode acabar aumentando o risco de deterioração do leite. 

A validade do leite na geladeira é de 12 horas a partir do momento que ele for coletado. 

É possível congelar o leite materno?

Sim, as mães que desejam ter uma reserva de leite materno por mais tempo também podem levar os frascos ao freezer. Neste caso, ele pode ser mantido por até 15 dias, sem prejuízo para sua qualidade, desde que esteja devidamente congelado. Para isso, ele deve ser mantido sempre em temperaturas abaixo de -18°C.

No caso do leite congelado, para descongelar também é preciso tomar alguns cuidados. Antes de mais nada, não é recomendado remover ele do freezer e deixar descongelando na geladeira. O ideal é remover ele do freezer e levar ele diretamente para ser aquecido em banho-maria.

rimeiro será preciso ferver a água, depois desligar o fogo, colocar o recipiente com o leite e ir fazendo movimentos circulares até que ele descongele por completo. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: