Cozinhar pode ser um aprendizado complexo e doloroso para determinadas pessoas. Mas também pode ser considerado como fundamental, especialmente para quem pretende ter uma certa liberdade ou morar sozinho. Além de não depender dos outros, as pessoas que cozinham o seu próprio alimento tendem a economizar bastante.
Confira algumas dicas importantes para quem quer entrar na cozinha e começar a cozinhar pela primeira vez:
Corte cebola sem chorar
A cebola é um item fundamental para o preparo dos mais variados alimentos no dia a dia. Grande parte das receitas começam justamente com o corte das cebolas. Por isso, pode ser interessante aprender a cortar da forma correta. O primeiro truque é cortar rápido para que os gases que saem da cebola não afetem os olhos e causem a o lacrimejo. Além disso, é fundamental utilizar uma faca bem afiada.
Aprenda a descascar e cortar alho
Outro elemento fundamental para a base da culinária é o alho. Para descascar e cortar ele corretamente, a primeira dica é colocar os dentes em água fervente por cerca de um minuto, o que vai fazer com que a casca se solte rapidamente. Também é possível fazer isso no micro-ondas, cerca de 15 segundos é o suficiente.
Organize antes de cozinhar
Outra dica fundamental no preparo é aprender a organizar todos os itens antes de ir para o fogo. Os iniciantes acabam tendo uma grande dificuldade para conseguir administrar o fogo e o tempo dos preparos. Por isso, neste momento é importante que o foco fique ali. Mas se a pessoa tiver que parar para ficar cortando ingredientes com as panelas no fogo, a chance de dar alguma coisa errada é grande. Por isso, corte todos os ingredientes se deixe tudo separado.
Como checar a qualidade do ovo
O ovo também é um ingrediente que está presente nos mais variados pratos. Mas ele pode ser considerado como uma caixinha de surpresas, pois é impossível conseguir conferir o interior dele. Mas existe um truque que pode ajudar a entender se o ovo é de qualidade ou não. Basta colocar ele em um copo de água. Se ele afundar, as chances dele estar pronto para uso são grandes. Mas e o ovo boiar, pode ser que ele realmente esteja estragado.
Cozinhe os legumes da forma correta
Para cozinhar os alimentos da forma correta, uma dica é prestar atenção no tempo. Aqueles que são verdes devem ser colocados por pouco tempo na água fervente, e depois devem ser levados para a água fria. Desta forma, haverá uma interrupção do cozimento, evitando que ele passe do ponto e fique escurecido. Já os legumes brancos, como a couve-flor, podem ser cozidos com um pouco de limão ou de vinagre, para que eles mantenham a sua cor mais tempo.
Escolha a carne correta para um bom bife
O bife é um preparo muito simples de ser feito e que pode salvar uma refeição rápida, completa e até mesmo saudável, se for consumido com uma boa salada, por exemplo. O segredo de um bom bife acaba começando na escolha da carne, sendo que uma das partes mais recomendadas é o contra-filé, que conta com um pouco de gordura que ajuda a deixar a carne macia. Além disso, é importante utilizar uma frigideira ou uma panela que tenha um fundo um pouco mais grosso e que esteja bastante aquecido.
Termine de cozinhar o macarrão no molho
Este é um truque simples mas que pode acabar fazendo toda a diferença para o preparo de um bom macarrão. Antes de mais nada, prepare o molho da sua preferência e deixe ele em estágio final de cozimento. Coloque a massa para cozinhar em uma grande quantidade de água fervente, com um pouco de sal. Siga o tempo indicado na embalagem, e quando faltar dois minutos para o término do tempo, retire a massa da água e coloque no molho, terminando o cozimento.
Dicas para salvar o feijão salgado
Já partindo para um preparo um pouco mais elaborado, o feijão é a base alimentar de brasileiros em diversas regiões do Brasil. Mas aquelas pessoas mais iniciantes podem acabar tendo uma dificuldade para temperar, especialmente com a quantidade de sal. Caso o feijão fique muito salgado, existe algumas possibilidades de salvar o preparo. Adicione uma batata inteira sem casca para cozinhar junto com os grãos para que o alimento chupe um pouco do sal.
Comentários (0) Postar um Comentário