Topo

Descubra a importância de contar (ou ler) histórias para o seu filho

Comente

Depois de um longo dia de trabalho, nem sempre é fácil encontrar ânimo para dar atenção a um filho, apesar disso, é de suma importância que os pais encontrem espaço na agenda diária para ter um tempinho a sós com a criança. Vale ressaltar que nesse momento a TV, o telefone, e até mesmo a internet, são totalmente dispensáveis.

Leia também:

A melhor hora para tirar esse período com os pequenos costuma ser aquela em que eles estão deitados para dormir, isso porque, os pais têm aí a oportunidade de contar ou ler uma hibstória, que por sua vez, será melhor assimilada pelo cérebro da criança durante o sono.

Além disso, de acordo com a opinião de psicólogos, o ato de contar histórias para as crianças no momento em que elas vão dormir tende a ajudar na criação de um vínculo entre pais e filhos, o que é de suma importância para o crescimento saudável dos pequenos.

Para mostrar o quão importante esse tipo de programa se mostra no processo educacional e na formação da criança, listaremos a seguir alguns dos benefícios decorrentes dele. Veja!

Descubra a importância de contar (ou ler) histórias para o seu filho

importancia-de-ler-para-os-filhos

Estimula na criança o hábito da leitura

Quando uma criança vê um adulto lendo ela se sente incentivada a aprender a ler. Vale ressaltar aqui que crianças que leem com frequência têm também uma boa escrita e melhor desempenho na escola. No momento da leitura mostre ao seu filho que você está gostando e incentive-o a fazer perguntas.

Ajuda a aumentar a autoconfiança do filho

Os conflitos existentes nas histórias infantis ajudam a criança a aprender enfrentar os conflitos de suas vidas. No momento da leitura mostre ao seu filho como o personagem enfrentou as dificuldades e como ele pode fazer isso no dia a dia.

Ajuda a enriquecer o vocabulário da criança

Algumas histórias infantis trazem vocabulários que não são usados no dia a dia, por isso no momento em que for ler as histórias sente-se na frente da criança para que ela veja como você pronuncia as palavras novas.

Ajuda a criança a entender conceitos de crenças e valores

Alguns enredos infantis ajudam a criança a entender a diferença entre o bem e o mal, e o certo e o errado, ensinando-a também a solucionar alguns problemas de seu cotidiano.

No momento em que for contar uma história, procure dar ênfase aos pontos positivos, como por exemplo, o respeito ao próximo, o amor, etc. Ao término da história faça também uma breve reflexão com a criança sobre aquilo que foi ensinado.

Ensina a criança a ouvir e melhorar a sua compreensão

Uma história interessante faz a criança a manter o foco no que está ouvindo. Conte a história de forma clara e não levante o tom de voz, fale suavemente com seu filho.

Ajuda na aproximação entre pais e filhos

No momento da história o ambiente fica propicio à cumplicidade entre pais e filhos. Com esse ambiente e a presença dos pais, a criança se sente amada. No momento de contar as histórias deixe bem claro para seu filho que esse é um momento especial entre você e que você é cem por cento dele. Por isso mantenha o celular desligado.

Estimula a criatividade da criança

Quando a criança ouve um dos pais contando uma história, ela acaba visualizando a cena narrada e até mesmo imaginando o possível desfecho da história, estimulando assim sua criatividade.

Para potencializar ainda mais o poder de criatividade, é importante optar por livros que tenham poucas gravuras, assim a criança será ‘forçada’ a criar o cenário da história em sua mente.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: