Topo

Nova pesquisa Datafolha para presidente aponta Aécio com 51%, e Dilma com 49% dos votos válidos

Comente

O Instituto Datafolha divulgou na tarde dessa última quarta-feira (15) os resultados de sua mais recente pesquisa eleitoral para presidente no segundo turno. O levantamento foi feito com base na opinião de 9.081 eleitores ouvidos entre os dias 14 e 15 desse mês de outubro, e foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal “Folha de São Paulo”.

Leia também:

De acordo com os dados divulgados, Aécio Neves, do PSDB, continua em tese sendo o preferido dos eleitores com 51% das intenções de votos válidos, enquanto Dilma surge com 49%. Considerando-se a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, no entanto, a situação dos candidatos é de empate técnico.

Nova pesquisa Datafolha para presidente aponta Aécio com 51%, e Dilma com 49% dos votos válidos

nova-pesquisa-data-folha

Os índices supracitados foram obtidos com a exclusão dos votos brancos e nulos e também os eleitores indecisos, um procedimento similar ao utilizado pela própria Justiça Eleitoral na apuração dos votos.

Oficialmente o Instituto Datafolha afirmou que “o segundo turno da disputa pela Presidência da República continua empatado (tecnicamente, considerando a margem de erro) após a retomada das propagandas no rádio e na TV”.

A soma total de votos, incluindo os brancos, nulos e indecisos, apontam que Aécio Neves com 45% das intenções de votos dos eleitores entrevistados na pesquisa, enquanto Dilma, aparece com 43% nesse índice. Vale ressaltar que, em pesquisa divulgada na semana passada, o tucano aparecia com 46% contra 44% de Dilma Rousseff.

Além dos índices supracitados, o Instituto indagou os entrevistados sobre qual seria o candidato no qual eles votariam com certeza, e em qual não votariam de jeito nenhum. A seguir você confere o resultado dessa e de outras perguntas do gênero, feitas pela pesquisa.

Para Aécio Neves o resultado foi:

  • 42% – votariam com certeza
  • 18% – talvez votassem
  • 38% – não votariam de jeito nenhum
  • 2% – não sabiam

No caso de Dilma o resultado foi:

  • 42% – votariam com certeza
  • 15% – talvez votassem
  • 42% – não votariam de jeito nenhum
  • 1% – não sabia

Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: