Topo

Alfabetização infantil: Dicas para ajudar a criança no aprendizado da leitura

Comente

Segundo especialistas, antes mesmo de partir para a fase de alfabetização de uma criança, é importante instigar o gosto dela pela leitura. Diante disso, é de suma importância que os pais saibam desde cedo como proceder para despertar o interesse dos pequenos em relação ao assunto.

Pensando nisso, decidimos listar alguns dos pontos que podem fazer toda a diferença no processo. Confira!

Alfabetização infantil: Dicas para ajudar a criança no aprendizado da leitura

Mother reading to daughter

Leitura em voz alta

Ler histórias para o bebê desde o nascimento até que ele complete os 6 meses de idade pode ajudar a criança a se interessar pelo aprendizado da leitura. Apesar de a criança não entender exatamente o que está sendo lido, isso poderá leva-la a familiarizar-se com os livros e a leitura em si.

Livros ilustrados

Na fase inicial de leitura, a dica é dar preferência a livros que possuem mais imagens que letras. Mostrar as imagens e dizer aos filhos os nomes de cada figura tende a ser um incentivo interessante, que poderá ajudar a despertar o interesse pela leitura no futuro.

Dicionário infantil

Presentear a criança com um dicionário infantil pode ser de suma importância no processo de alfabetização, a dica é optar por dicionários que trazem imagens ao lado das palavras.

Leia também:

Materiais de escrever

Disponibilizar para a criança alguns materiais de escrever como lápis, lápis de cor, giz de cera, canetas e outros itens do gênero, tende a ser outro passo importante no processo de alfabetização. Vale ressaltar que é preciso observar quais dos itens são compatíveis com a faixa etária da criança.

Biblioteca

Mesmo que a criança ainda não tenha idade para aprender a ler, leva-la semanalmente para um passeio na biblioteca tende a ser importante exercício para despertar-lhe o interesse pela leitura.

Se a biblioteca permitir, é interessante até mesmo criar para a criança o próprio cartão de acesso para empréstimos de livros, isso a médio prazo poderá ajudar o pequeno a aprender assumir responsabilidades.

Pratique a leitura

Praticar a leitura é um importante exercício para a mente, mas não é só isso, ao ver os pais lendo, os filhos naturalmente desejarão seguir o exemplo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: