Topo

Como preparar o filho para o primeiro ano do ensino infantil?

Confira dicas para conseguir introduzir as crianças nesse ambiente que fará parte da sua vida ao longo dos próximos anos.
Publicidade
Comente

Os filhos costumam crescer rápido, especialmente do ponto de vista de pais de primeira viagem. Em muitos casos, realmente pode acabar se tornando um grande desafio acompanhar, com a real noção do tempo, toda a fase de desenvolvimento dos pequenos. E, rapidamente, os bebês já estão tendo que ser preparados para o seu primeiro ano no ensino infantil.

Como preparar o filho para o primeiro ano do ensino infantil?
Créditos: Divulgação internet

Esse momento acaba sendo muito importante e também fundamental para a vida das crianças, já que elas serão introduzidas ao ambiente escolar, no qual elas precisarão continuar comparecendo ao longo dos próximos anos. Para muitos adultos, esse momento pode acabar se tornando tão traumatizante, ou até mais, do que para as crianças.

Mesmo para aquelas crianças que já frequentam um determinado ambiente coletivo escolar, como é o caso das creches onde muitas acabam ficando para que seus pais consigam trabalhar, o primeiro ano do ensino infantil ou fundamental realmente muda completamente essa relação, inclusive com os pequenos tendo mais noção do que está acontecendo.

Publicidade

São muitas novidades que acontecem basicamente ao mesmo tempo, incluindo a mudança do ambiente escolar que normalmente deve ser aplicado para as crianças que estão deixando a creche para esse primeiro ano de estudos.

Confira algumas dicas interessantes para os pais e adultos responsáveis no preparo dos pequenos para esse primeiro ano escolar:

Evite o choque da mudança brusca

Um dos erros que muitos pais acabam cometendo em relação a esse tipo de mudança é evitar conversar e explicar para os pequenos o que está prestes a acontecer, ou o que vai acontecer nos próximos meses. Em muitos casos, isso acontece justamente em função do medo que os adultos possuem de não conseguir explicar e lidar com a situação.

Publicidade

Mas a grande maioria dos especialistas concorda que a mudança brusca pode acabar se tornando muito mais traumatizante para os pequenos do que a mudança que vai acontecendo aos poucos. Por isso, é fundamental ir preparando os pequenos para o primeiro ano, conversando e antecipando possíveis cenários.

Pode ser interessante também levar as crianças para que elas conheçam o ambiente e o espaço antes mesmo de começar as aulas, para que elas não sejam pegas de surpresa.

Sempre demonstre empatia

Nem sempre os adultos conseguem se colocar no lugar dos seus filhos ou das crianças de uma forma geral. Muitos deles não conseguem lembrar como eles próprios se sentiram inseguros diante de um ambiente escolar completamente novo, e essa incapacidade gera uma falta de empatia.

Portanto, mais do que simplesmente exigir um determinado comportamento das crianças e impor as coisas, é fundamental que os adultos tenham um comportamento mais controlado e empático, não perdendo a paciência caso as crianças demonstrem algum tipo de medo ou insegurança em relação a esse dia.

Seja mais flexível nos primeiros dias

Uma das principais características do ambiente escolar e da vida estudantil dos jovens, de uma forma geral, é justamente conseguir lidar com uma certa rotina. Isso será importante não apenas para o ambiente escolar, mas também para o desenvolvimento do jovem como adulto posteriormente. Mas, nos primeiros dias de escola, é importante ser um pouco mais flexível, até mesmo para evitar as quebras mencionadas anteriormente.

Por exemplo, se as crianças tiverem interesse em levar algum objeto seu próprio para esse ambiente escolar, algo que ela tenha uma ligação muito forte, é importante deixar. Caso ela se atrase um pouco até entender o que deve ser feito, ou então tenha que sair um pouco mais cedo, também é importante que os pais aceitem e estejam abertos para aceitar as necessidades e ir trabalhando aos poucos.

Tenha sempre atenção

Esse também será um momento importante para os pais, que terão que entrar em uma rotina completamente diferente. Nesses primeiros dias e até mesmo nas primeiras semanas, os adultos responsáveis terão que desenvolver um tipo de atenção que vai acabar sendo necessária pelos próximos anos.

As crianças estarão em um ambiente completamente diferente, cheio de outras crianças e adultos, fora da visão dos pais. Portanto, será preciso ter atenção a tudo que possa estar acontecendo de diferente, para que consigam tentar entender e pensar no que acontece naquelas horas de escola.

Mudanças de comportamento dos pequenos, por exemplo, podem ter que ser investigadas. O mesmo vale para quando eles chegam arranhados ou com qualquer outro tipo de machucado.

Incentive as conversas

Mantenha uma rotina de conversas com os pequenos assim que eles chegam da escola. Isso vai ajudar justamente no cuidado mencionado anteriormente, para que os pais fiquem por dentro do que está acontecendo e também para tentar identificar algum tipo de problema que seus filhos possam estar enfrentando.

Lembre que boa parte das situações serão novas. Em muitos casos, as crianças não vão contar diretamente, justamente por não entenderem direito nem conseguirem se expressar sobre o assunto.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: