Topo

Dicas para ter menos trabalho na ceia de Natal

Saiba o que fazer para não passar a noite na cozinha.
Publicidade
Comente

O Natal é uma data na qual muitas pessoas decidem passar com as suas famílias. Cada um vai criando suas próprias tradições, mas existem algumas que acabam se tornando presentes na grande maioria das famílias. No Brasil, o mais comum é que as famílias se reúnam na noite do dia 24 para o dia 25, com a tradicional troca de presentes acontecendo após a meia-noite.

Dicas para ter menos trabalho na ceia de Natal
Créditos: Depositphotos

Outra tradição das famílias é a ceia natalina, que basicamente é a refeição tradicional que as pessoas fazem nessa noite, como se fosse um jantar mais tardio. Diversos alimentos acabaram se tornando tradicionais nessa ceia, incluindo as aves, como peru e chester.

Mas o grande problema da ceia natalina é que normalmente a família sempre vai se reunir em uma casa específica. E essa pessoa, que se torna a anfitriã, normalmente fica responsável pelo preparo da refeição, que normalmente é composta por diversos pratos.

Publicidade

Mesmo nas famílias que adotam o sistema de cada convidado levar o prato, normalmente os anfitriões acabam se tornando responsáveis pelos preparos que justamente levam mais tempo e que também são mais complexos.

Para quem não quer comprometer todo o seu tempo na véspera de Natal preparando a ceia, confira algumas dicas que vão ajudar a tornar o preparo dos alimentos mais rápido:

Use airfryer e micro-ondas

Além do fogão e do forno, que normalmente acabam sendo utilizados com maior frequência para o preparo dos alimentos da ceia de Natal, existem alguns outros utensílios e eletrodomésticos que podem se tornar ajudantes eficientes no preparo da ceia.

Publicidade

Tanto a airfryer quanto o micro-ondas acabam sendo muito interessantes para ir agilizando o preparo dos alimentos, especialmente permitindo que as pessoas consigam fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. A fritadeira elétrica, por exemplo, pode ser utilizada para preparar as aves menores, ou ainda outras opções de carnes, como tender, pernil e lombo.

A airfryer pode ser utilizada, inclusive, para preparar algumas sobremesas, como a tradicional rabanada. E o micro-ondas pode ser interessante para ir descongelando ou pré-aquecendo determinados alimentos, com o objetivo de agilizar os processos.

Escolha proteínas que cozinham mais rápido

Uma outra forma de agilizar o processo de cozimento e dos preparativos da ceia de uma forma geral é escolher justamente aquelas proteínas que são consideradas como as mais rápidas e também as mais fáceis de serem cozidas. Por exemplo, ao invés de preparar o peru inteiro, dependendo do tamanho da família pode ser interessante fazer apenas o peito do peru, que pode ainda ser recheado.

Para aquelas pessoas que também não terão tempo antes do preparo para temperar as aves, o que normalmente demora um pouco mais de tempo, pode ser interessante buscar nos mercados aquelas carnes que já chegam com tempero e que podem ser levadas diretamente ao forno.

Para quem é adepto dos peixes na ceia de Natal, sendo o bacalhau um alimento bastante consumido nessa data, a dica para preparar de forma mais rápida é optar por prepará-lo em lascas, ao invés do bacalhau inteiro.

Aumente a quantidade de saladas

Uma outra forma de agilizar o preparo da ceia também é pensar nos alimentos de uma forma mais estratégica. Ao invés de fazer uma grande quantidade de pratos quentes e que dependem do cozimento, pode ser interessante aumentar a quantidade dos pratos frios, como as saladas.

No Brasil, esse tipo de escolha acaba sendo muito interessante, pois o dia 25 de dezembro cai no verão, quase sempre com dias quentes em todo o país. Por isso, além de ser opções mais saudáveis; as saladas também são mais refrescantes nesse dia.

Existe um tipo de salada que acabou se tornando muito popular no Natal brasileiro que é o salpicão, normalmente tendo como base o frango desfiado. Mas existem outras também muito interessantes, que podem variar os legumes, as verduras e também os molhos.

Faça uma mousse como sobremesa

Além das entradas e dos pratos principais, uma boa ceia natalina também deve ter sobremesa. Existem diversas opções, mas algumas delas podem ser bastante complexas e demoradas. Além disso, alguns doces também acabam exigindo que as pessoas tenham tempo disponível para o preparo.

Uma dica de sobremesa que normalmente acaba fazendo muito sucesso na grande maioria dos casos e que é simples de ser feita é a mousse. Na grande maioria dos casos, tudo o que as pessoas precisam fazer é apenas bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar para gelar.

Não faça quantidades absurdas

Também é importante que as pessoas se atentem às quantidades de alimentos que serão preparados para a ceia de Natal. O ideal é fazer porções específicas para alimentar os convidados, sem preparar grandes quantidades, pois, além de aumentar o tempo na cozinha, ainda pode gerar desperdício.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: