Os vermes intestinais, como normalmente são chamados os parasitas que acabam se alojando no intestino das pessoas, se alimentam e se procriam justamente inseridos nas condições oferecidas pelo corpo humano. Eles podem se deslocar para outras partes do corpo, em função das movimentações das correntes sanguíneas.
Normalmente as pessoas contraem esse tipo de parasita a partir da ingestão de alimentos contaminados. Eles podem estar presentes até mesmo na água ingerida que não recebe os devidos tratamentos. Também podem ser transmitidos em ambientes comuns, como escolas ou outros tipos de aglomerações.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, os vermes não são todos do mesmo tipo. Existem diversos tipos que podem ser encontrados no corpo humano. Normalmente, eles são divididos em dois grandes grupos: nematoides ou lombrigas, e tênias ou vermes achatados.
Cada tipo de verme tem sua própria estratégia de contaminação das pessoas para conseguir sobreviver. Além disso, cada um deles também causa um determinado conjunto de sintomas.
Principais sintomas causados por parasitoses
A fase de contaminação e desenvolvimento dos parasitas no organismo das pessoas normalmente é bastante silenciosa, com as pessoas não conseguindo saber o que de fato está acontecendo. Mas, quando já existe uma população considerável de parasitas no organismo de alguém, aparecem normalmente alguns sintomas que precisam ser avaliados, incluindo:
- Perda de apetite
- Prurido anal
- Fadiga
- Irritabilidade
- Náuseas
- Vômitos
- Dor abdominal (desconforto leve ou cólicas intensas)
- Distensão abdominal
- Diarreia
Além desses, existem também alguns sintomas que podem ser considerados mais graves, tais como a desnutrição, a anemia e problemas respiratórios. Antigamente era mais comum, mas, em casos extremos, esses vermes podem até mesmo levar ao óbito.
Quando as pessoas precisam tomar remédios para vermes?
Os vermes se desenvolvem na parte interna do corpo, na maioria dos casos, sem grandes alardes. Isso significa que as pessoas precisam tomar alguns cuidados de precaução. Por isso, existe um protocolo de tratamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde sobre o tema, para fazer com que as pessoas consigam controlar esse tipo de contaminação e evitar doenças mais graves.
A OMS define alguns grupos de risco, que são pessoas que precisam ter maior cuidado com a ingestão de remédios e com os devidos tratamentos para eliminar os vermes. Este grupo inclui crianças de 1 a 14 anos e trabalhadores como mineradores e alguns trabalhadores do campo.
Ainda de acordo com a OMS, pessoas em áreas com prevalência de parasitoses acima de 20% devem receber tratamento anualmente, e, se a prevalência for maior que 50%, elas devem receber tratamento a cada 6 meses.
Portanto, a ideia que muitas pessoas têm de ser realmente necessário tomar remédios para controle e eliminação de vermes pelo menos uma vez ao ano é válida. Isso, entretanto, é recomendado, depois da infância, apenas para as pessoas que estão inseridas nos grupos citados anteriormente.
Como saber se a pessoa está com vermes?
Normalmente as pessoas percebem que estão com parasitas em seu organismo apenas a partir do momento que identificam algum dos sintomas indicados anteriormente, sem conseguir associá-los a nenhuma outra doença. A partir da suspeita, as pessoas podem ser submetidas a determinados exames para confirmar a presença deles.
Os exames podem incluir pesquisa de parasitas ou de antígenos nas fezes, método de Graham (método da fita adesiva) ou biópsias do trato gastrointestinal em exames endoscópicos. Mas, em muitos casos, esses exames podem ser completamente desnecessários a partir do momento que os vermes começam a ser expelidos pelo organismo, normalmente no banheiro.
Como prevenir a contração de verminoses?
Além da ingestão dos medicamentos próprios para esse tipo de situação, existem ainda algumas outras práticas que as pessoas podem inserir no dia a dia e que ajudam nesse controle, diminuindo as chances de contração:
- Cuidar com a água que é ingerida no dia a dia, pois a grande maioria da ingestão de parasitas acontece dessa forma. O ideal é tomar somente água filtrada ou tratada quimicamente. Em último caso, as pessoas devem ferver bem a água antes de tomar;
- Aumentar as vezes que as pessoas lavam as mãos ao longo do dia pode diminuir bastante a chance de alguém contrair os parasitas, evitando que as pessoas contaminem os alimentos que são consumidos;
- Evitar andar descalço, especialmente em ambientes que não possuem um calçamento que possa ser limpo de forma mais efetiva, tais como chão de areia, áreas verdes, etc;
- Lavar sempre muito bem todos os alimentos que serão consumidos de forma crua, tais como frutas, verduras e legumes;
- Evacuar sempre em locais devidamente apropriados e manter os banheiros muito bem higienizados.
Comentários (0) Postar um Comentário