A alimentação se torna um assunto bastante polêmico e incomodo em muitas famílias. São muitos os relatos de pais que enfrentam problemas para conseguir que os seus filhos se alimentem de uma forma adequada, especialmente quando são crianças. E os motivos são os mais variados, desde gostos pessoais, passando por exemplos que a criança segue e até mesmo pura e simples birra.
Mas também existem casos nos quais estes problemas indicam algo mais sério que precisa ser investigado. Por exemplo, algumas doenças e condições mentias acabam sendo investigadas e descobertas justamente a partir desta característica das crianças, quando elas não se alimentam da forma adequada e como era esperada.
As crianças precisam passar por um processo de educação alimentar, em alguns casos o processo deve ser de reeducação, ou seja, elas deverão aprender coisas novas e esquecer algumas manias que foram incorporadas ao seu comportamento nestes poucos anos de vida.
Mas o papel dos pais e dos adultos envolvidos na educação destas crianças, de uma forma geral, é fundamental. Será preciso, em muitos casos, seguir outros caminhos, uma vez que simples ordens não funcionam. Confira algumas atividades que devem ser implementadas pelos pais e pelos adultos para que eles consigam incentivar os filhos a comer de uma forma correta.
Crie momentos em família
Muitos adultos, nos dias de hoje, deixam de lado o momento das refeições em família. Até mesmo em virtude das características dos dias de hoje, com todo mundo sempre correndo de um lado para o outro e mesmo quando estão em casa acabam se concentrando nos dispositivos de tecnologia, como smartphones e demais telas. Mas pesquisas indicam que apenas 10 minutos sentados à mesa com as crianças incentiva os pequenos a se alimentar da melhor forma possível.
Portanto, pode ser interessante para os adultos investirem em momentos de qualidade, com as refeições sendo feitas na mesa, com todos os familiares reunidos ao mesmo tempo.
Incentive os pequenos a participarem das compras
Uma outra forma interessante de incentivar os pequenos a comer melhor é fazer com que as crianças participem de todas as etapas das refeições. Os pequenos podem ser incentivados a comer os alimentos que são preparados para refeição das famílias participando do momento das compras.
Mas é claro que este momento deve acabar sendo conduzido com sabedoria e cuidado de parte dos adultos. Os pais devem explicar para os filhos que as compras são dos alimentos para todos, e não de itens que serão consumidos por eles. Mas é importante que as crianças escolham as frutas, legumes e verduras, cheguem perto e vejam com seus próprios olhos, até mesmo para que elas sejam incentivadas pelas cores.
Convide os pequenos para o momento do preparo da comida
Cozinhar é uma atividade para os adultos, mas isso não significa que os pequenos não podem participar, desde que sejam tomados os devidos cuidados. Mas o preparo da refeição pode acabar se tornando muito interessante para os pequenos, até mesmo algo mágico, com os pequenos vendo os alimentos serem transformados diante dos seus olhos.
É importante também que o momento do preparo dos alimentos se torne um momento de convivência entre pais e filhos, ou adultos responsáveis e crianças. Alguns preparos podem acabar contando coma a ajuda dos pequenos de uma forma mais efetiva, e se tornar algo como uma grande brincadeira.
Combine com as crianças
Os adultos e os pais também devem aprender a negociar com as crianças de uma forma geral. Afinal de contas, a ideia de que as crianças apenas devem obedecer é ultrapassada e já não se torna tão efetiva na grande maioria dos casos, uma vez que estes pequenos acabam tendo acesso a informação.
Portanto, é fundamental que os pais e os adultos façam determinados combinados com os seus filhos, tais como o tempo que eles deverão permanecer na mesa, as regras de educação que devem ser observadas naquele momento, o que pode ser consumido, o que os pequenos vão ganhar depois da refeição, etc. Desta forma, os adultos poderão cobrar as crianças com maior ênfase e alegando que as regras haviam sido combinadas.
Saiba agir diante das negativas
Quando as crianças apresentam alguma negativa em relação ao consumo de determinados itens que estão servidos, os pais devem aprender como agir. É fundamental que os adultos aprendam como responder esses momentos com calma e maturidade. Não é recomendado que os pais procurem alimentos que possam substituir o que a criança não quer comer, pois isso apenas vai reforçar a continuidade deste comportamento.
Nos casos em que as crianças acabam apresentando um comportamento mais incentivo e agressivo, os pais devem buscar pausar a refeição e retomar ela posteriormente, quando a criança estiver mais calma. Mas é importante que os pequenos entendam que eles não podem simplesmente pular a refeição quando fazem birra.
Comentários (0) Postar um Comentário