Manter uma alimentação saudável não é uma das tarefas mais simples. Afinal de contas, isso exige, para a grande maioria das pessoas, dedicação e tempo para preparar os próprios alimentos. Mas não basta somente isso, também é preciso tempo e planejamento para conseguir manter uma rotina de compras destes itens.
Uma das principais características de uma alimentação que possa ser considerada mais saudável é a maior presença dos alimentos considerados como naturais, como verduras e legumes. Mas uma das suas principais características é sua baixa validade. Ou seja, estes itens acabam estragando com muito mais facilidade, fazendo com que as pessoas tenham que se preocupar em estar sempre comprando e repondo.
Os legumes, de uma forma bem específica, são muito importantes para que as pessoas consigam manter uma alimentação balanceada. Eles contam com uma boa dose de nutrientes e vitaminas que são essenciais para o funcionamento do organismo das mais variadas formas. Mas o seu preparo exige cuidado.
Em muitos casos, durante o cozimento destes alimentos, que é uma das técnicas utilizadas até mesmo para que eles consigam durar mais tempo, eles perdem muitos dos seus benefícios em comparação com o consumo cru ou com pouco cozimento. Além disso, os legumes não conseguem manter muitas das suas principais características, como sabor e textura, depois de muito tempo do cozimento.
Mas a vida corrida impede que as pessoas consigam simplesmente cozinhar os legumes que serão consumidos todos os dias, ainda mais nos casos de quem mora sozinho e trabalha ou realiza outras atividades fora durante boa parte do sei tempo útil. Mas existem algumas técnicas e dicas que podem ajudar a preparar legumes para o consumo durante a semana:
Como preparar abobrinha
A abobrinha é um dos legumes mais versáteis e também um dos mais recomendados justamente para ser consumido depois de um tempo. Para que ele se mantenha saboroso por mais tempo, o segredo é fazer um bom refogado com temperos marcantes, como a salsinha e também o alho.
No momento do preparo, o recomendado sempre é picar o legume em cubos pequenos, cortando as pontas e deixando de lado. O tempo de cozimento deve ser próximo ao de dez minutos, para que ela não cozinhe demais e também se mantenha por mais tempo. Quando bem acondicionada, essa forma de preparo pode ser consumida em até 4 dias.
Como preparar beterraba
Algumas pessoas conseguem consumir a beterraba crua, enquanto que outras pessoas acabam preferindo consumir elas cozidas. De qualquer forma, quando elas passam pelo processo de cozimento acabam durando bem mais. Para cozinhar, a dica é cortar as pontas, descascar, cortar ao meio e colocar elas com as metades cortadas para baixo na panela de pressão.
Depois, cubra elas com água. Comece a cozinhar e assim que a panela pegar pressão mantenha por mais dez minutos. Esse é um tempo médio para três unidades, sendo mais do que suficiente para que elas fiquem cozidas mas sem perder muitas das suas propriedades. Ela pode ser guardada por até cinco dias na geladeira, mas neste caso a recomendação é de temperar somente quando a pessoa for consumir.
Como preparar vagem
A vagem é um outro legume muito simples de ser preparado e que consegue manter boa parte dos seus nutrientes e das suas características físicas por um bom tempo mesmo depois do preparo. Ela pode ser cozida em uma panela normal, sem a necessidade de utilizar a pressão.
Basta colocar ela fatiada em uma panela e depois acrescentar um terço de xícara de água, apenas para cobrir o fundo da panela. O cozimento deve ser feito sempre com a panela tampada, e o tempo é de cerca de 10 minutos. Desta forma, a vagem pode ser mantida na geladeira por até 5 dias, mantendo o seu sabor e seus principais nutrientes.
Como preparar Brócolis
Muitas pessoas reclamam que os brócolis acabam tendo um tempo de duração muito limitado na geladeira. Mas na grande maioria dos casos isso acontece apenas porque ou as pessoas acabam cozinhando eles demais ou porque eles acabam sendo guardados cruz e dentro da embalagens completamente fechados.
O ideal é que eles sejam cozidos apenas no valor. Caso as pessoas não tenham uma vaporeira disponível, isso pode ser feito adaptando um escorredor de massa dentro de uma panela, apenas para manter os legumes ali no ambiente aquecido mas sem que eles fiquem encostados diretamente na água. O tempo de preparo também deve ser controlado, sendo que 5 minutos acaba sendo mais do que suficiente para cozinhar um maço.
Comentários (0) Postar um Comentário