Topo

USP terá curso gratuito sobre Harry Potter

Comente

Um dos bruxinhos mais amados de todos os tempos será o tema principal de um curso em uma das instituições de ensino mais importantes do Brasil: a Universidade de São Paulo. De acordo com as informações que foram divulgadas pela instituição, trata-se de um curso especial com edição limitada.

O curso se chama Harry Potter: Caminhos Interpretativos, sendo classificado como um curso de extensão universitária. O total de aulas ministradas somará 15 horas. Para participar, os estudantes precisam cumprir alguns pré-requisitos, que são bem simples: os interessados precisam ter lido os sete livros da saga e ter mais de 18 anos. As aulas acontecerão entre os dias 14 de setembro e 19 de outubro, ministradas por três estudantes de pós-graduação, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

USP terá curso gratuito sobre Harry Potter

O objetivo do curso é "propiciar o contato entre leitores de Harry Potter, tanto na academia quanto fora dela, para a discussão da obra". As obras clássicas da teoria literária serão usadas como bibliografia para explicar a saga de Harry Potter de cinco perspectivas diferentes.

Confira algumas curiosidades sobre a saga Harry Potter:

- Esta série é considerada como a de maior sucesso na história dos cinemas, o que acabou inclusive motivando a criação de outros filmes mesmo depois que a saga principal já tinha sido esgotada. Para ter uma ideia do sucesso, é a única série cujo todos os filmes estão na lista das 50 maiores bilheterias.

 - Mas o começo não foi nada fácil para a escritora J. K. Rowling. A primeira edição do primeiro livro da série, que foi lançada originalmente no ano de 1997, teve apenas 500 cópias vendidas.

- A inspiração para a história teria vindo, de acordo com a autora, durante uma viagem de trem, ao lembrar das brincadeiras de infância com os vizinhos, cujo sobrenome era Potter.

- Um dos personagens mais importantes da história quase morreu no meio da saga. A autora J.K. Rowling considerou acabar com a participação de Rony Weasley. Mas depois de um tempo ela acabou optando por manter o personagem até o fim, especialmente em virtude da importância que ele teria para a saga de Hermione.

- Os Dementadores, que acabam tendo uma importância enorme na trana, foram criados para simbolizar a depressão sofrida pela autora, que teve o seu ápice após a morte da sua mãe, aos 20 anos.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: