Topo

Tumba de Rômulo, fundador de Roma, pode ter sido encontrada

Comente

Recentemente uma equipe de pesquisadores anunciou uma grande descoberta no ramo das escavações que podem ajudar a entender melhor uma das maiores civilizações do planeta: Roma. As buscas que foram feitas no Foro Romano, na Itália, podem ter encontrado a tumba que encarna o suposto santuário de Rômulo, considerado como o fundador de Roma. 

De acordo com a comunidade cientifica, este pode ter sido um dos encontros mais importantes do século. O local teria sido observado pela primeira vez por Giacomo Boni na segunda metade do século XIX, mas apenas agora ela foi revelada ao público. 

Tumba de Rômulo, fundador de Roma, pode ter sido encontrada

"Essa informação foi esquecida por um século, assim como a localização exata do túmulo. Foi uma grande descoberta para nós encontrá-lo como Boni o havia descrito", disse Alfonsina Russo, diretora do Parque Arqueológico do Coliseu, segundo publicação da Live Science.

Veja também:

De acordo com as informações que foram registradas pela equipe de pesquisadores, a tumba era constituída por um calcário preservado, apresentando cerca de 1,40 metros de comprimento. A sua estrutura e a forma como ela foi construída remete diretamente ao século VI a.C. Os pesquisadores afirmam ainda que o sarcófago estava vazio. 

“Roma sempre nos maravilha com seus tesouros. Dentro do Foro Romano, uma nova e emocionante descoberta arqueológica: um hipogeu [monumento funerário subterrâneo] com um sarcófago tufo do século 6 a.C. Obrigada à equipe de estudiosos que conduziu a pesquisa." A conclusão dos pesquisadores foi de que aquele não era o túmulo de Rômulo,, mas sim um lugar onde sua memória era celebrada. 

Rômulo é um dos protagonistas de uma das principais lendas romanas, que está diretamente associada com sua criação. Ele era filho do deus Marte e de Reia Sílvia, junto com seu irmão gêmeo Remo. Eles teriam sido abandonados em um cesto no rio Tibre quando sua mãe foi punida pela sua gravidez. 

Eles acabaram sobrevivendo após terem sido criados por uma loba. Anos depois, a descoberta de sua ancestralidade real fez com que os irmãos recolocassem seu avô Numitor no trono, assassinando o atual rei e partindo para fundar uma nova cidade. Em um desentendimento sobre a localização ideal para o território romano, Rômulo assassinou Remo e, assim, originou a cidade.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: