Topo

Segundo pesquisa, brasileiro confia cada vez mais em medidamentos genéricos e similares

As notícias do Brasil e do mundo estão aqui no ClickGrátis! Segundo pesquisa, brasileiro confia cada vez mais em medidamentos genéricos e similares
Publicidade
5.00 / 5 - 1
Comente

Encarados por muitos com desconfiança no passado, os medicamentos genéricos conseguiram reverter a situação e ‘ganhar’ o público brasileiro. Isso é o que sugere uma pesquisa encomendada pelo ICTQ (instituto de pesquisa para o mercado farmacêutico) e realizada pela Datafolha.

Segundo pesquisa, brasileiro confia cada vez mais em medidamentos genéricos e similares

brasileiros-confiam-medicamentos-genericos-pesquisa

Realizado entre 24 e 27 de setembro de 2014, o levantamento mostrou que o índice de confiança dos brasileiros em medicamentos genéricos saltou de R$ 70% em 2012 para 73% no ano passado.

Publicidade

Segundo o levantamento, o grupo mais confiante é o dos idosos acima dos 60 anos, onde o índice é de 78% (os que confiam nos genéricos e similares). Já a região onde se concentra o maior índice de confiança é a sudeste, com 76%, enquanto a Centro-Oeste é a que menos confia, apenas 67% dos entrevistados declararam confiança.

Para chegar ao resultado, o Datafolha realizou ao todo 2.162 entrevistas ao redor do país, sendo elas divididas por 134 municípios da Federação. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, que podem variar tanto para mais quanto para menos.

Leia também:

Publicidade

De acordo com uma matéria publicada pela Folha de São Paulo, o diretor-executivo do ICTQ, Marcus Vinicius Andrade, sugeriu que o aumento da confiança dos brasileiros pode ter sido influenciada, sobretudo, pelas mudanças feitas pela Anvisa. “Geralmente, os similares não eram recomendados pelos médicos, que tinham um certa desconfiança antes dessas novas regras da Anvisa”, disse.

Essas mudanças as quais Andrade se referiu, estão relacioandas ao fato de a Agência ter passado a exigir das indústrias a existência de testes capazes de comprovar a equivalência terapêutica e a qualidade de um medicamento similar em comparação ao das marcas consideradas ‘originais’.

Assim como os genéricos, os brasileiros seguem confiando também nos medicamentos de marca, o índice variou de 79% em 2012 para 78% em 2014, ficando, portanto, inalterado se considerada a margem de erro.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: