Topo

Saliva mata a sede?   

Comente

O corpo humano produz de um a dois litros de saliva por dia, e uma grande parte fica em seu travesseiro, nas bochechas, duas glândulas são as responsáveis por toda esta bata, que em 70 anos poderia até mesmo encher uma piscina.

Mas por qual motivo a saliva não mata a sede? Especialistas respondem, saiba mais sobre o assunto.

Saliva mata a sede?   

Mesmo composta quase totalmente de água, não mata a sede

Em sua composição, a saliva conta com 98% de água, é um tipo de fluido concentrado repleto de enzimas e proteínas. Quanto mais concentrada for a substância, mais difícil será o processo de absorção pelo corpo, este que exige uma quantidade maior de água para que ocorra o processo de osmose, levando a uma situação de desidratação.

Veja também:

Muitas vezes ocorre a sensação de sede que pode ser apenas saciada com um copo de água bem gelado, e isto ocorre justamente por que ao tomar a água, o trabalho de absorção é muito menor, e as células desidratadas são beneficiadas e recebem a água, não havendo assim uma perda de líquido para o preparo de tudo o que for ingerido. Em resumo, a saliva não é líquida suficiente para matar a sede das pessoas.

Quanto mais sede temos mais concentrada a saliva fica

Quanto mais sede tivermos, mais concentrada irá ficar a saliva. Nosso organismo é feito de substâncias salinas, e é interessante que elas sejam repostas sempre. Quando o sistema fica descompensado, o organismo acaba ficando com menos água para desperdiçar com outros tipos de processos, como a produção de saliva por exemplo, até mesmo a urina poderá ficar mais escura na desidratação por conta do mesmo motivo.

Outros tipos de fluidos mais concentrados que a saliva são o sangue e o pus. A saliva, infelizmente não é uma solução existente para a escassez de água potável no mundo, apesar disto, ela é altamente importante. Além de lubrificar os alimentos e facilitar a mastigação e a digestão, suas enzimas possibilitam a quebra de carboidratos, gorduras e proteínas, além de ser considerada como uma poderosa substância antibacteriana.

Por este motivo, sempre que for possível consuma uma grande quantidade de água, independente de você consumir água ou não, irá gerar quantidades significativas de saliva, e quanto menos água você consumir, a saliva será mais espessa e prejudicará diversos processos em seu organismo, entre eles a digestão.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: