Topo

Relembre alguns esquemas de pirâmide que não deram certo

Conheça alguns dos casos de esquemas de pirâmide que deram errado.
Publicidade
Comente

Todo mundo já ouviu falar sobre empresas que atuam no mercado com esquema de pirâmide, ou seja, um tipo de modelo comercial bastante utilizado em fraudes que depende do recrutamento de forma constante de investidores que no caso, o golpista inicial convence outras pessoas a entrarem no negócio investindo algum valor inicial. A partir disto, as pessoas passam a convencer outras a entrarem investindo este valor e a empresas promete que você ganhe uma porcentagem por cada pessoa que indicar.

O sistema de pirâmide infelizmente não se sustenta já que se todos decidirem sacar o dinheiro investido, a pirâmide desaba. Esta pilantragem foi criada no ano de 1920 nos Estados Unidos. Confira alguns casos de empresas que tiveram seus negócios por água abaixo.

Relembre alguns esquemas de pirâmide que não deram certo

Holiday Magic

Conhecida empresa de cosméticos vendia produtos para mulheres como batons, perfumes e loções, incentivando a elas gastarem para ser uma pessoa séria. Para começar a trabalhar, bastava pagar pelo menos 50 dólares se tornando uma “garota de férias” e conforme fosse gastando seria chamada de general. A empresa durou desta forma 10 anos e no ano de 1974 criou um fundo que protegia 2.600.000 de dólares que recebiam das vendas, em pouco tempo foi declarada fraudulenta, tendo de indenizar cada indivíduo que se juntou a empresa.

United Sciences of America

Publicidade

A empresa fundada no ano de 1986 trabalhava com suplementos nutricionais e pós de shake de proteína. No ano de 1989 em dois anos após a criação da empresa, o CEO estava tão confiante que alegou que eles seriam a empresa que mais crescia na América. Poucos sabiam que esses cientistas chegavam a ganhar 10 a 20 mil dólares por ano em troca dos comerciais. Em poucos anos, mais de 140 mil pessoas trabalhavam como distribuidores para a empresa United Sciences of América. Após a empresa ser caracterizada como um esquema de pirâmide no ano de 1997 eles acabaram declarando falência.

Solavei

A empresa oferecia serviços de telefonia celular que custava em torno de 49 dólres mensais, mas se você convencesse amigos e familiares a adquirir também o produto, eles reduziram o valor de sua conta para 20 dólares, a cada três pessoas fazendo parte de seu círculo de amizades. A maioria das pessoas viram isso como uma forma de obter um serviço totalmente gratuito, outras como uma boa oportunidade de negócio e crescimento financeiro. Em arrecadação a empresa superou 3,6 milhões de dólares declarando falência, apontando que existia muita concorrência do mercado.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: