Topo

Por que o Brasil não comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro

Comente

O dia dos namorados, no Brasil, é comemorado em 12 de junho, e acabou se tornando uma das datas comerciais mais importantes. Contudo, diversos outros países lembram o dia dos casais em uma data completamente diferente: 14 de fevereiro. Inclusive os Estados Unidos comemoram neste dia, o que acaba refletindo diretamente no Brasil, já que se trata de uma cultura muito presente.

Por lá, o dia dos namorados é mais conhecido como Dia de São Valentim. E essa data é reconhecida em muitos países. De fato, o Brasil acabou se tornando um dos únicos países que comemoram o dia dos namorados mas que preferiu deixar essa data mais para a metade do ano. E os motivos acabaram sendo puramente comerciais.

Por que o Brasil não comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro

E um dos principais responsáveis por essa diferença de data foi ninguém menos do que o publicitário João Dória, pai de João Dória Jr., que hoje é governador do estado de São Paulo. Ele era dono de uma agência de publicidade e propaganda e tinha como um dos clientes uma grande rede de lojas que queria aumentar o seu faturamento no mês de junho, que tradicionalmente era bastante fraco.

Com a inspiração do Dia das Mães, Doria pegou o gancho do Dia de Santo Antônio (13 de junho), santo casamenteiro, e criou o Dia dos Namorados em 12 de junho no país. Os primeiros slogans fizeram sucesso e renderam prêmio de melhor propaganda do ano pela Associação Paulista de Propaganda: "Não é só com beijos que se prova o amor!" e "Não se esqueçam: amor com amor se paga".

Com uma grande campanha e marketing, a data rapidamente pegou no Brasil e acabou sendo adotada oficialmente como dia dos namorados (mesmo que não seja reconhecida oficialmente, pois não se trata de um feriado oficial). A data também acabou se tornando a terceira mais importante em termos de vendas para o comércio, perdendo apenas para o Natal e para o Dia das Mães.

Portanto, diferentemente do que acontece nos outros países, o Dia dos Namorados acabou sendo desvinculado oficialmente de uma data santa por aqui, mas ainda acabou pegando o gancho das comemorações de Santo Antônio.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: