Topo

Conheça algumas curiosidades interessantes sobre a luz

Comente

A luz é um conceito importante nas mais diversas áreas da ciência, mas costuma ser estudado com mais profundidade pela física. De uma forma geral, ela pode ser definida como uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível.

Confira algumas curiosidades interessantes sobre a luz:

Profundidade

As profundezas do oceano são extremamente escuras basicamente pela falta de luz. Os raios de sol entram na água, mas ele consegue ir no máximo até 80 metros para baixo. Os oceanos mais profundos contam com mais de 2 mil metros de total escuridão, na qual acabaram se desenvolvendo determinados animais que contam com alguns tipos de luz que são emanadas de forma natural.

Brilho humano

Veja também:

Algo que as pessoas costumam não saber é o fato de que elas possuem brilho próprio. Não estamos falando da metáfora, mas realmente as pessoas acabam emanando luz. E essa luz emitida basicamente em função de uma série de reações metabólicas que o organismo realiza. Mas os olhos humanos acabam não vendo essa luz, pois ela é 1000 vezes mais fraca do que a intensidade mínima que o olho humano consegue perceber.

Energia solar

A quantidade de energia que é emitida do sol é tão grande que apenas um segundo de toda ela seria suficiente para aquecer 3200 bilhões de sanduiches prontos no micro-ondas.

Cores para os animais

Muitos animais enxergam o mundo de uma forma completamente diferente daquela que os humanos enxergam. Isso acontece basicamente em função da formação da estrutura dos olhos deles, que conseguem enxergar espectros de luz que o olho humano não está preparado para entender. Por exemplo, as abelhas enxergam a luz ultravioleta, que os humanos só conseguem ver através de aparelhos.

Luz para as plantas

As plantas são verdes em função basicamente da luz. A grande maioria delas acaba refletindo a luz vede que é absorvida pelas outras cores para a fotossíntese. Mas, um fato interessante, é que se uma planta fosse colocada sobre uma luz que fosse puramente verde, ela morreria, justamente por não contar com as outras cores para fazer a fotossíntese.

Sol branco

A luz do sol chega aos nossos olhos da cor amarela em função da dispersão que acontece na atmosfera. Mas, quando o sol é visto do espaço, na verdade sua luz é branca.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: