Topo

Por que nos espreguiçamos ao acordar?

Comente

Determinadas coisas que a gente acaba fazendo no dia a dia está tão presente que muitas pessoas não acabam parando para pensar nos motivos que levam elas a fazer isso. Por exemplo: o ato de se espreguiçar ao acordar. É tão natural que muitos não param para pensar que este é um tipo de movimento que não costuma ser feito ao longo das outras horas do dia.

Pois pesquisadores pararam para entender melhor os motivos que levam as pessoas a se espreguiçar quando acordam. Confira o que eles descobriram:

Por que nos espreguiçamos ao acordar?

Melhora a flexibilidade muscular

Quando as pessoas dormem por uma determinada quantidade de tempo elas ficam paradas em uma posição e permanecendo assim por bastante tempo. Esse acaba sendo um dos principais motivos que fazem com que as pessoas acordem com algumas dores. Os músculos costumam ficar duros e tensos quando ficamos parados muito tempo na mesma posição. Quando a gente se espreguiça, ajuda a fazer com que estes músculos se tornem mais flexíveis.

Melhorar a flexibilidade articular

Veja também:

Além disso, quando o seu corpo se espreguiça ao acordar ele ajuda para que as articulações se tornem menos rígidas. Essa rigidez pode ser ainda pior se colocarmos na conta outros fatores além de permanecer na mesma posição por muito tempo — o sedentarismo é um deles. Assim, ao espreguiçar, o corpo dá aquela esticada nas articulações, o que ajuda a prevenir doenças como a artrite.

Potencializa a circulação

Uma outra característica do nosso corpo quando estamos dormindo é o fato da nossa circulação se tornar mais lenta. Por isso o corpo sabe que ele precisa dar uma “agitada nas coisas” quando ele desperta. O ato de espreguiçar ajuda a potencializar a circulação do sangue no nosso corpo, fazendo com que ela se torne efetiva para que as pessoas consigam se movimentar adequadamente quando estão acordadas.

Redução do estresse

O sono tem como principal função fazer com que o corpo recupere suas energias. O cérebro também dá uma boa descansada, fazendo uma espécie de “reboot” para o dia seguinte. Mas nem sempre as pessoas conseguem ter uma noite de sono renovadora. Neste caso, existem aqueles dias que as pessoas simplesmente não querem levantar da cama. O ato de se espreguiçar ajuda neste ponto, pois os movimentos aliviam um pouco as tensões a cumuladas ao longo do dia a da noite.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: