Topo

Mikhail Kalashnikov, o inventor do fuzil Ak-47, morre na Rússia

O que acontece de mais importante no Brasil e no mundo aqui, no ClickGrátis! Mikhail Kalashnikov, o inventor do fuzil Ak-47, acaba de morrer na Rússia
Publicidade
Comente

Nesta semana morreu o russo Mikhail Kalashnikov, que acabou entrando para a história pela invenção do fuzil AK-47. De acordo com as informações que foram divulgadas pela imprensa estrangeira, o russo morreu aos 94 anos de idade em um hospital da República russa da Udmúrtia, mais precisamente na sua cidade natal Izhevsk.

Foi na mesma cidade onde faleceu que Kalashnikov inventou o fuzil AK-47, quando ele tinha pouco mais de 20 anos, logo depois do final da Segunda Guerra Mundial. Nesta cidade o fuzil ainda é produzido.

Inventor do AK-47

Publicidade

A notícia do falecimento, antes de ser divulgada pela imprensa internacional, acabou sendo divulgada no perfil oficial no Facebook do porta-voz do governo da Udmúrtia, Victor Chulkov. Ele lançou a seguinte nota na sua página: “Hoje nos chegou uma triste notícia: após uma longa e grave doença morreu aos 94 anos de idade o lendário projetista de armas de fogo Mikhail Timofeyevich Kalashnikov”.

O quadro de saúde de Kalashnikov já era instável nos últimos anos, mas a partir do mês de março os problemas de saúde acabaram ficando ainda mais grave, levando o projetor de armas a ser internado diversas vezes em vários hospitais diferentes no último ano. Um dos problemas mais sérios que teve que ser tratado foi uma hemorragia estomacal.

No final de outubro, Kalashnikov escreveu uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, para denunciar a má gestão da fábrica pela atual direção – devido ao delicado estado de saúde, ele havia sido afastado das operações na fábrica. Em 2011, o exército russo anunciou que deixaria de comprar Kalashnikovs por excesso de reservas em seus arsenais.

Saiba mais sobre o Fuzil AK-47

Publicidade

O nome do Fuzil AK-47, na verdade, é uma sigla para Avtomat Kalashnikova obraztsa 1947 goda (“Arma Automática de Kalashnikov modelo de 1947”), sendo que o ano é em alusão ao ano que ela foi criada, portanto neste caso não está relacionado ao calibre da bala utilizada, já que geralmente o numeral que está junto ao nome da arma está relacionado a esta informação.

O invento surgiu na Rússia logo depois do final da Segunda Guerra Mundial, e teve o seu projeto inspirado no fuzil de assalto alemão Sturmgewehr 44. O AK-47 acabou entrando para a história como o fuzil mais fabricado de todos os tempos. Além de possui uma grande fabricação no seu país de origem, a arma também é feita em larga escala em outros países, como Bulgária, China, Hungria, Índia, Coreia do Norte, Romênia, dentre outros.

O projeto acabou servindo de inspiração para que outros países desenvolvessem modelos próprios, como Finlândia e Israel, que fizeram os modelos M62 e Galil, respectivamente.

As principais características deste fuzil é a sua rusticidade, a facilidade de produção em massa, a simplicidade de operação e manutenção e também uma grande estabilidade tanto em baixas quanto em altas temperaturas. Apesar disso, deixa a desejar em alguns outros pontos, como precisão, ergonomia e peso.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: