A Fiat anunciou uma convocação para recall de um veículo que recém foi lançado no mercado nacional, o Strada de Cabine Dupla com três portas. De acordo com a campanha que foi divulgada pela empresa, o recall será feito para que possam ser corrigidos problemas no sistema do cinto de segurança do passageiro localizado no banco dianteiro.
Dando mais explicações sobre o problema que aconteceu, foi detectado que os parafusos de ancoragem do cinto das unidades envolvidas foram produzidos com 33 mm de comprimento, enquanto o projeto original dizia que deveriam ter 38 mm. A diferença nos tamanhos pode reduzir a resistência do cinto de segurança caso o carro passe por uma colisão.
Os donos dos carro com chassi de 7692036 a 7749028, que foram fabricados entre os dias 5 de julho e 19 de novembro de 2013, devem comparecer a uma concessionária ou oficina autorizada da Fiat. Os mecânicos farão uma verificação e o reparo, com a substituição dos parafusos.
Os consumidores que tiverem qualquer dúvida podem entrar com a central de atendimento ao consumidor da Fiat, através do número 0800 707 1000.
Entenda o que é um recall
Muitas pessoas acreditam que um recall é somente relacionado ao segmento automotivo, mas na verdade a palavra em inglês pode ser atribuída a qualquer tipo de produto. Trata-se de uma chamada feita pelo fabricante ou pelo fornecedor de determinado produto ou serviço para arrumar sérios reparos que foram constatados apenas depois que o produto já foi vendido.
O objetivo essencial do recall é sempre proteger a vida e a integridade física dos consumidores que poderão sofrer por algum motivo relacionado a falha na fabricação de tal produto ou na prestação de um determinado serviço.
Apesar de ser possível fazer recall de qualquer produto ou serviço, cada segmento conta com determinadas regras. Por exemplo, no caso dos veículos, as empresas são obrigadas a anunciarem em meios de comunicação sobre o recall, como jornais, cadeias de rádio e emissoras de televisão. Além disso, na chamada de recall sempre devem ser fornecidas informações sobre o motivo que está levando a empresa a fazer tal procedimento.
Além de conseguir alcançar todo o universo de consumidores que compraram um determinado produto ou serviço, é de fundamental importância que um recall seja sempre de graça. Ou seja, o consumidor nunca deverá pagar nada, nem pela peça e nem pela mão de obra de um determinado serviço que tenha sido realizado através do recall.
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