Topo

Lei seca não impede a imprudência no transito de 30% dos jovens brasileiros

O que acontece de mais importante no Brasil e no mundo aqui, no ClickGrátis! Lei seca não impede a imprudência no transito de 30% dos jovens brasileiros
Publicidade
Comente

A Lei Seca foi a grande tentativa do Governo Federal para tentar diminuir o grande número de mortos e de acidentes no trânsito das grandes cidades e nas rodovias brasileiras. Recentemente a Lei ganhou ainda mais força com o aumento da multa aplicada aos motoristas que forem pegos dirigindo embriagados. Mesmo assim, uma recente pesquisa mostra que álcool e direção continua sendo uma combinação frequente e perigosa por aqui.

De acordo com os dados que foram apontados durante o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), 30% dos homens com até 25 anos de idade já dirigiu depois de beber pelo menos uma vez durante o ano de 2013. Já em relação as mulheres, este número cai para apenas 4%. Em contrapartida, são elas que mais pegam carona com pessoas embriagadas, sendo que mais de um terço das entrevistas admitiram já ter feito isso.

lei-seca-nao-impede-imprudencia-de-jovens

Publicidade

Confira como é a Lei Seca nos EUA.

Ainda em relação ao álcool, a pesquisa também mostra que um quarto da população menor de idade bebe, e que os adolescentes costumam começar a beber, em média, com menos de 15 anos, tanto no sexo masculino quanto no sexo feminino. Considerando toda a população brasileira até os 25 anos de idade, metade já consome álcool.

Vale ressaltar que os dados da pesquisa não se referem aos adolescentes e jovens que bebem socialmente, pois estes são minoria ainda. O que realmente preocupa é a maioria que costuma consumir muita bebida alcoólica em um curto espaço de tempo. Mais de um terço dos jovens que assumiram beber também assumiram que bebem desta forma toda a semana.

Cigarro

Publicidade

O relatório também fez um levantamento em relação ao consumo de tabaco pelos jovens. De acordo com as informações divulgadas no relatório, eles costumam fumar praticamente no mesmo período que começam a beber, lá pelos 15 anos de idade. Atualmente cerca de 18% dos jovens entre 18 e 25 anos de idade fumam, enquanto que 5% dos entrevistados menores de idade admitem que fumam também. Mas o consumo de cigarro vem diminuído consideravelmente nos últimos anos.

Drogas ilícitas

Já em relação ao consumo das drogas que são proibidas por lei no Brasil, a maconha continua sendo disparada a mais consumida entre os jovens. A pesquisa aponta que 5% da população de 14 a 25 anos usou a substância no último ano – 8,3% dos homens contra 1,4% das mulheres.

A segunda droga ilícita mais consumida no Brasil é a cocaína, com cerca de 2% da população já tendo experimentado, sendo que 5% dos homens jovens entrevistados assumiram que usara a cocaína no último ano.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: