Topo

Entenda por que o espaço é tão escuro

Comente

A escuridão no espaço costuma ser explicada, de uma forma um tanto quanto simplista, que acontece em virtude da falta de uma fonte de luz que seja forte o suficiente para preencher a vastidão do universo. Por outro lado, muitos cientistas e pesquisadores na área não se sentem satisfeitos com essa explicação. 

Afinal de contas, se existem tantos astros que estão presentes no universo como uma forma geral, eles não seriam suficientes para preencher todo o espaço com luz? Uma explicação pode fazer parte da reposta seria o chamado Efeito Doppler. 

Entenda por que o espaço é tão escuro

Descrito em 1842 por Johann Christian Doppler, a tese, baseada na relação da emissão ou reflexão de ondas por um objeto que se movimenta em relação ao observador, pode justificar bastante sobre os efeitos de luz visíveis e invisíveis à distância em que nos encontramos.

Veja também:

Pesquisadores já sabem que o espaço conta com uma grande quantidade de fontes de energia luminosas em suas diversas proporções, mas o olho humano não consegue identificar a luz na sua totalidade. Além disso, ainda existem diferentes níveis energéticos que acabam encontrando suas barreiras sem elementos como a atmosfera terrestre. 

Neste último caso, algumas ondas de gama que são classificadas como ultracurtas não conseguem dar continuidade ao seu movimento. Elas acabam sendo bloqueadas pelas camadas de fases, por isso que muitas fontes consideradas como luminosas acabam ficando invisíveis aos olhos dos humanos. 

fonte infravermelha, então, seria ocasionada pelo Efeito Doppler, onde uma estrela em movimento vai ganhando distância do olhar humano e adquirindo tons mais vermelhos até que, alcançando uma espécie de distância máxima do espectro, desaparece da vista.

Com base em todas essas informações, os pesquisadores acreditam que a vasta escuridão do espaço pode estar muito mais relacionada com uma percepção do olho humano do que realmente uma representação da realidade. Os pesquisadores acreditam, com base nas teorias mais recentes, que acaba acontecendo justamente o contrário: existem mais fontes de luz do que se pode ver por uma pessoa. Mas elas acabam estando escondidas através de uma grande massa que nossa visão simplesmente não consegue alcançar. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: