Topo

Ditadura Militar no Brasil: novo laudo aponta tortura e execução de militantes

Comente

Um dos períodos mais controversos pelos quais o Brasil já passou, possivelmente é o da Ditadura Militar, predominante de 1964 até 1985 e que acabou por se tornar um marco no País.

Com o passar dos anos o País mudou a forma de pensar e isso culminou na liberdade de expressão hoje bastante propagada, entretanto, mesmo já passados mais de duas décadas após o film da ditadura, alguns assuntos relativos à época aparentemente continuam vivos em algumas vertentes no País.

A mais recente notícia acerca de um episódio ocorrido no período da Ditadura Militar, diz que um novo laudo recente teria apontado um caso de tortura e execução de militantes no período do militarismo, na sequência você confere algumas das informações publicadas por uma coluna parceira do Uol Notícias.

Ditadura Militar no Brasil: novo laudo aponta tortura e execução de militantes

ditadura-militar-militante-executado-afirma-laudo

A notícia publicada pela coluna, dá conta de que um militante oposicionista de nome Arnaldo Cardoso Rocha, teria sido capturado vivo e ainda torturado, sendo executado posteriormente por intermédio de um disparo de arma de fogo na cabeça.

O fato teria ocorrido no ano de 1973, quando o militante foi declarado como vítima de “morte em combate”. O militante foi morto às vésperas de completar 24 anos, e era guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional, que seria a maior organização de oposição à base de armas contra a ditadura.

O corpo do militante passou por uma exumação há cerca de quatro meses em um cemitério de Belo Horizonte, anteriormente já havia sido determinado que o Estado seria o responsável pela morte do jovem, pelo que, agora se tornou possível apurar os detalhes do que teria acontecido.

A tendência é que os laudos sejam encaminhados ao Ministério Público para que este decida quanto à promoção ou não da ação judicial contra os responsáveis pelo ocorrido à época.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: