Topo

Diferenças entre Líder e Chefe

4.00 / 5 - 1
Comente

No mundo corporativo existem dois conceitos que, por vezes, se confundem, mas que possuem especificações totalmente distintas e controversas, sendo eles o de liderança e o de chefia, que são, em algumas situações, mal interpretados.

Existem diferenças substanciais entre ser líder e chefe que vão além das observadas pelo colaborador membro de uma equipe, seja ela liderada ou chefiada, e nesse artigo abordaremos justamente essas diferenças de maneira a tornar mais simples a missão de detectar qual tipo de perfil se tem ou mesmo com qual dos tipos está lidando.

Veja as diferenças entre líder e chefe

diferenca-entre-lider-e-chefe

Um chefe dá ordens, um líder inspira

Um chefe é aquele habituado a mandar em pessoas o tempo todo, buscando que elas façam aquilo que eles desejam, fiscalizando constantemente o trabalho dos colaboradores para verificar se tudo está sendo feito como ordenado. Por outro lado, um líder é aquele que vai à luta e, através de seu exemplo, esforço e dedicação, inspira outras pessoas a colaborarem em prol de um benefício comum da organização, acompanhando o progresso de cada um dos colaboradores, transmitindo entusiasmo e motivação, tornando mais produtivo e agradável o ambiente de trabalho.

Um chefe manda aprender, um líder compartilha conhecimento

O chefe costuma ser aquele indivíduo que está sempre mandando o colaborador buscar conhecimento a respeito de suas atividades, ao passo que o líder, ao invés de simplesmente mandar, mostra o quanto seria bom para o colaborador se ele se aperfeiçoasse melhor em suas atribuições e, não obstante, o líder ainda promove periodicamente diálogos, discursos ou palestras que auxiliem os colaboradores no processo de aprendizado.

O chefe é egoísta, o líder é humilde

Um chefe geralmente está sempre em busca dos melhores resultados para seus projetos, visando tão somente se vangloriar por suas conquistas perante conhecidos ou mesmo perante seus superiores, ao passo que o líder está sempre em busca do melhor para sua equipe, visando obter os melhores resultados para compartilhar do momento com aqueles que o auxiliaram no processo.

Um chefe critica abertamente, um líder elogia

Um chefe, geralmente, está constantemente à procura de falhas em seus colaboradores, e, quando as encontra, toma imediatamente a liberdade de criticá-los abertamente, mesmo em público, gerando constrangimento e descontentamento, enquanto que um líder está sempre procurando por atributos positivos nos colaboradores, visando elogiá-los, fazendo-os sentir valorizados e melhorar a produção, guardando as críticas para momentos reservados a fim de dialogar a respeito das falhas.

Chefe fala muito, líder ouve muito

Movido pela sua constante necessidade de ser superior, o chefe está sempre procurando por assuntos que possa falar com seus colaboradores, sendo que geralmente as conversas são baseadas em cobranças e até mesmo ostentação à sua própria carreira, por outro lado, o líder costuma sempre ouvir o que seus colaboradores tem a dizer em relação ao trabalho, em relação a eles próprios e em relação ao estilo de liderança adotada, informações que, uma vez ouvidas, serão utilizadas para melhorias no trato e, consequentemente, no progresso do grupo.

O chefe visa o presente, o líder enxerga o futuro

Com suas atitudes, o chefe demonstra claramente que está preocupado com seus resultados próprios no menor prazo possível e, por isso, tende a manter o que já foi feito da melhor maneira possível, seguindo o chavão clássico de que em time que está ganhando não se mexe, enquanto por outro lado o líder está com seu olhar no futuro, buscando estratégias e caminhos que possam ajudar a melhorar o ambiente de trabalho, a produtividade da equipe, seus produtos e, consequentemente, os resultados de médio/longo prazo.

Chefe limita os colaboradores, o líder proporciona liberdade

Geralmente o chefe é aquele que constantemente está em busca de limitar a área de atuação de seus respectivos colaboradores, levando em consideração seu próprio pré-julgamento relativo às atribuições dos mesmos, o que acaba deixando-os receosos em ousar e em buscar soluções e ideias fora de suas áreas de atuação. Por outro lado, o líder é aquele dá a seus colaboradores a liberdade necessária para que eles possam a qualquer tempo sugerir melhorias e apresentar ideias relativas a quaisquer áreas de atuação, desde que seja para o benefício da organização.

Chefe só confia em si mesmo, o líder confia em sua equipe

Aquele que está sempre confiando em si mesmo e em seus próprios métodos está fadado ao fracasso e, geralmente, é essa a situação dos chefes, enquanto isso, o líder está sempre buscando confiar em seus liderados, mostrando-os o quanto conta com eles para a obtenção dos melhores resultados. Assim, ao invés de afastá-los, o líder os aproxima, mostrando a importância que cada um tem no contexto da organização.

O líder delega, o chefe quer fazer tudo

Como o chefe constantemente está em busca de reconhecimento, a tendência é que ele sempre queira realizar o maior número de atividades possível, até mesmo para posteriormente jogar contra seus colaboradores seus méritos, enquanto isso, o líder não se furta em delegar a terceiros as atividades que resultarão em benefício do conjunto, ou seja, o líder realmente leva ao pé da letra o significado da palavra colaborador, fazendo cada um deles digno das realizações conquistadas.

Um líder é racional e sensível, um chefe é um insensível disfarçado

Quem ocupa um cargo de verdadeiro líder, sabe da importância de tomar decisões com base racional sem se deixar levar pela emoção, entretanto, sabe quando seu grupo ou mesmo membros individuais da equipe estão passando por dificuldades e, por isso, consegue demonstrar sensibilidade e flexibilidade, por outro lado, o chefe não demonstra sensibilidade alguma diante dos problemas enfrentados pela equipe, além disso, busca constantemente demonstrar de forma demagógica suas considerações.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: