Topo

Curiosidades sobre o cacau

Comente

Não há uma pessoa no mundo que não ame chocolate, e de fato ele é muito gostoso. Mas você sabe a diferença entre o Cacau e o Chocolate? O cacau é um fruto de uma árvore chamada cacaueiro. Essa é uma árvore originária da bacia do Amazonas na América do Sul, e de lá de alguma forma foi levado para a América Central.

Curiosidades sobre o cacau

O chocolate é conhecido milenarmente pela humanidade

Diversos estudos apontam que há mais de 7 mil anos o cacau já existia na bacia da Amazônia. Os viajantes teriam os carregando por rotas comerciais entre as sementes até a América Central. Já no México, por volta do ano de 250 – 900 d.C a civilização maia utilizava o cacau como uma oferenda aos deuses. Neste período é que as sementes da fruta começavam a ser processadas e misturadas na água, pimenta e farinha de milho, formando a primeira versão líquida do chocolate. Já entre os astecas, povo que dominou a civilização maia, o cacau era bastante valioso, e a bebida era privilégio de nobres e funcionava como um tipo de moeda.

A vida máxima de um Cacaueiro é de 200 anos.

Ao menos 25 desses anos é quando o cacaueiro produz os feijões que podem ser transformados em chocolate. Estudos comprovam que uma árvore de cacau poderá produzir uma média de 2500 grãos. Além disto é necessário em torno de 400 feijões para produzir pelo menos 1 libra de chocolate, uma média de 400g.

Como o cacau vira chocolate?

Veja também:

Quando colhido o fruto e retirados os grãos, estes são submetidos a fermentação com uma temperatura controlada, onde seus sabores e aromas se potencializam, logo em seguida eles são expostos ao sol para secar. A partir do grão seco e limpo, eles são torrados e moídos, em seguida, os grãos são processados até que virem um licor de chocolate, o composto de gordura e massa do cacau, as substâncias são separadas, e o pó de cacau é utilizado como base para o chocolate amargo e ao leite. Para o amargo, se acrescenta manteiga e açúcar, e no ao leite se acrescenta leite.

O chocolate branco não é chocolate

Nesta composição a manteiga de cacau é utilizada como base para o chocolate branco. Ele consiste em gordura, açúcar e leite. Ele possui muito mais açúcar do que os demais, por conter apenas a gordura da fruta na sua composição e não a parte sólida o chocolate branco não é chocolate.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: