Topo

Curiosidades sobre a saliva

Apesar de não ser muito agradável, ela é fundamental!
Publicidade
Comente

As pessoas, de um modo geral, não gostam muito de saliva. Mesmo que um dos gestos de amor mais celebrados entre os humanos envolva uma intensa troca de salivas entre duas ou mais pessoas diferentes, existe um consenso de que a baba realmente não é algo muito interessante.

Na verdade, os seres humanos tendem a achar muito nojento praticamente tudo que costuma ser produzido pelo ser humano e que acaba sendo colocado para fora, tais como a meleca de nariz, remela, pum e cocô. Mas todas essas coisas que são excretadas acabam tendo um papel fundamental na vida das pessoas.

Curiosidades sobre a saliva

Confira algumas curiosidades sobre a saliva:

Afrodisíaca

Publicidade

Alguns estudos feitos ao longo das ultimas décadas revelam que a saliva masculina pode ter pequenas doses de um dos hormônios mais importantes para os homens, a testosterona. E isso explicaria a preferência que os rapazes acabam tendo por beijos de língua mais longos. Segundo os pesquisadores, o contato com a testosterona através da troca de beijos, ao longo de semanas e até meses inteiros, pode estimular a libido feminina, fazendo com que o desejo sexual delas aumente.

Analgésica

O ato instintivo de levar o dedo até a boca quando corta, por exemplo, acaba tendo uma explicação cientifica. Pesquisadores afirmam que a saliva conta com uma grande quantidade de substância chamada opiorfina. E essa substância pode ser considerada como um poderoso analgésico, até seis vezes mais forte do que a morfina. O problema é que ela é produzida em pequenas quantidades pelo corpo humano.

Idade

Através da saliva, é possível determinar a idade de qualquer pessoa com uma relativa precisão. Os cientistas afirmam que isso está diretamente relacionado com um processo chamado metilação, pelo qual o DNA passa ao longo dos anos. Esse processo vai provocando alterações no nosso DNA conforme vamos envelhecendo, e o material genético presente na saliva também vai mudando com o passar do tempo. Com base nesse conhecimento, os pesquisadores realizaram diversos testes e conseguiram determinar a idade de voluntários com uma margem de erro de 5 anos.

Vendida

Publicidade

Pelo menos na África do Sul existe um comércio ilegal de saliva. Isso porque o governo do país paga uma determinada quantidade de dinheiro para pessoas que possuem doenças como tuberculose ou HIV. E muitas pessoas vendem saliva de doentes para burlar os programas sociais do governo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: