Topo

Confira quantas toneladas de gelo a Terra perdeu nas últimas duas décadas

Comente

Nos últimos anos, diversas pesquisas já foram feitas comprovando a perda de uma grande quantidade de gelo no Planeta Terra. E isso não é apenas consequência do aquecimento global, mas também acabará tendo um impacto definitivo no clima mundial. Mas, recentemente os pesquisadores conseguiram chegar em um número realmente alarmante sobre essas perdas. 

De acordo com as informações que foram divulgadas por um grupo de pesquisadores desta área, nos últimos 23 anos o planeta perdeu algo em torno de 28 trilhões de toneladas de gelo. E isso acabou criando algumas situações realmente alarmantes, como é o caso da calota de Groenlândia, na qual os pesquisadores acreditam que não seja mais possível conter o seu derretimento. 

Confira quantas toneladas de gelo a Terra perdeu nas últimas duas décadas

Os dados referentes a perda de gelo em um âmbito geral do planeta Terra foram obtidos a partir de uma série de análises de imagens e dados obtidos por satélites que ficam sobre as geleiras, glaciares e também sobre as montanhas de gelo. 

Veja também:

"Se nada mudar, o nível do mar deverá aumentar entre 60 cm e um metro, ao fim deste século – o que corresponde ao pior cenário previsto pelo Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Cada centímetro de elevação do nível do mar significa o deslocamento de um milhão de pessoas”, explicou o glaciologista e diretor do Centro de Modelagem e Observação Polar da Universidade de Leeds, Andy Shepherd.

Mesmo sabendo que existe uma grande perda de gelo no planeta de uma forma geral, os pesquisadores envolvidos neste trabalho afirmam que os dados que foram encontrados realmente surpreenderam a todos. Os dados originalmente foram publicados em um artigo da revista Cryosphere, que também acabou se utilizando de dados de outros trabalhos. 

Os dados combinados entre os estudos indicam que boa parte dos 158 bilhões de toneladas de gelo que podem ser encontrados na Antártida e na Groenlândia pode desaparecer mais rápido do que se imaginava anteriormente. Na chamada Alta Ásia (região que inclui o planalto tibetano e as montanhas da Ásia Central), há 27% menos gelo do que se supunha.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: