Topo

Confira alguns fatos impressionantes sobre o nosso Sistema Solar

Saiba mais sobre o local onde moramos.
Publicidade
Comente

O Sistema Solar onde o planeta Terra está localizado nasceu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, de acordo com os cientistas que pesquisam essa vasta área que é o espaço. A estrutura conta com uma complexidade que ainda não foi completamente compreendida pela humanidade. Mas diversos fatos já foram compreendidos.

Confira algumas curiosidades sobre o nosso Sistema Solar:

Diversos objetos

Confira alguns fatos impressionantes sobre o nosso Sistema Solar

O nosso Sistema Solar não é formado apenas pelos planetas e pelo sol. Existem uma série de outros objetos que também já foram encontrados, como 5 planetas anões, 181 luas, mais de 500 mil asteroides e mais de 3 mil cometas. 

Planeta mais quente

Publicidade

Muitas pessoas acreditam que o planeta Mercúrio é o mais quente do nosso Sistema Solar, já que é aquele que está mais perto do sol. Mas, na verdade, Vênus consegue ser ainda mais quente, em função da sua atmosfera que é inesperadamente espessa e impede que o calor se dissipe. 

Campos de asteroides são bem diferentes do que os que vemos em filmes

Constantemente acabamos vendo filmes de ficção científica ou de exploração do espaço que acabam mostrando que os astronautas possuem grandes dificuldades quando se aproximam de áreas que são conhecidas como campos de asteroides, que contam com muitos deles formando uma espécie de barreira. Mas, na vida real, eles não ficam tão próximos e poderiam ser ultrapassados com grande facilidade. 

Vulcão de água

Na lua de Saturno, que foi batizada como Enceladus, foram encontrados vulcões muito diferentes daqueles que são encontrados na Terra. Ao invés de expelir lava, eles expelem água. Isso acontece porque, nestes lugares, a força motriz é o gelo, ao invés substâncias como o silício, o ferro e o magnésio. Com isso, a água acaba se expandindo quando congela e causa grandes pressões, que se acumulam a fazem como os vulcões como o conhecemos. 

Rochas de Marte na Terra

Publicidade

Pesquisadores encontraram meteoritos na Antártida e no deserto do Saara que podem ter sido originários de Marte. A afirmação foi feita a partir de uma série de análises químicas que foram realizadas e que foram comparadas com outros materiais que já foram encontrados no chamado Planeta Vermelho. Os meteoritos podem ter sido expelidos devido a impacto de meteoros ou de asteroides no planeta, ou pela erupção vulcânica, colidindo mais parte com a Terra. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: