Topo

Confira algumas curiosidades sobre a imigração japonesa

Comente

A vinda dos primeiros japoneses para morar no Brasil, oficialmente, aconteceu diante de um processo de migração que teve início no ano de 1908. O primeiro navio inclusive registrou o seu nome na história: Kasato Maru. O objetivo das pessoas que estavam vindo para cá era fugir da pobreza extrema e conseguir fazer a vida em um outro lugar. Muitos vieram para trabalhar nas fazendas de café, especialmente em São Paulo e no Paraná. 

Confira algumas curiosidades sobre a imigração japonesa

Confira algumas curiosidades sobre o processo de migração japonesa para o Brasil:

Primeiros japoneses

Os japoneses que chegaram em 1908 não foram propriamente os primeiros daquele país pór aqui. No ano de 1803, o barco Wakamiya Maru afundou na costa japonesa e os náufragos foram salvos por um navio de guerra russo que os levou em sua viagem. Mas eles ficaram apenas dois meses por aqui e foram embora. 

Substituindo os escravos

Veja também:

O processo de imigração japonesa começou com objetivo de conseguir mão de obra para trabalhar em determinados setores da economia, especialmente na monocultura cafeeira. Este setor foi um dos que mais perdeu com o fim da escravidão, por isso o governo brasileiro teve que buscar pessoas em outros países.

Professoras japonesas

As irmãs Teruko e Akiko Kumabe acabaram entrando para a história como as primeiras professoras japonesas que concluíram o curso de magistério no Rio de Janeiro. Elas também se t ornaram as primeiras imigrantes naturalizadas brasileiras. 

Comunidade crescente e organizada

A comunidade formada por pessoas vindas do Japão para o Brasil, no ano de 1932, tinha mais de 132 mil pessoas. A maioria delas acabou ganhando a vida trabalhando na agricultura. A comunidade também começou a se organizar, lançando publicações periódicoas em japonês, por exemplo. 

Trazendo a cultura

Se hoje temos tantos elementos da cultura japonesa bem inseridos no dia a dia dos brasileiros, isso se deve muito aos primeiros imigrantes, que fizeram questão de manter seus costumes em terras brasileiras. Diversos locais que receberam os japoneses acabaram se tornando referencias, como se fossem pequenos pedaços do Japão no Brasil. O exemplo mais conhecido é o bairro da Liberdade, em São Paulo. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: