Topo

Coisas que podem ser extintas em breve e você nem imagina

Comente

Quando se fala em aquecimento global e uso abusivo de recursos naturais, logo pensamos que em pouco tempo ficaremos sem petróleo e algodão, ou seja, dois itens outrora vistos como insubstituíveis.

O fato, porém, por mais estranho e bizarro que pareça, muitas outras coisas importantes podem estar perto da extinção sem que a maioria de nós perceba. A seguir você confere alguns exemplos. Veja e se surpreenda.

Coisas que podem acabar em breve e você não sabia

Chocolate

Coisas que podem ser extintas em breve e você nem imagina

Feliz ou infelizmente, o nosso amado chocolate pode estar perto de ser extinto. Isso porque a grande parte do fornecimento de cacau do mundo vem do Oeste da África, onde muitos países ainda enfrentam problemas como o trabalho infantil, muitas vezes até escravo.

Veja também:

Isso em tese acontece porque, mesmo com o trabalho escravo, plantar cacau não é algo muito lucrativo para o fazendeiro africano médio. E como não é possível transferir a produção da matéria prima para outros lugares no mundo, as perspectivas não são de abundância de chocolate no futuro.

Hélio

Coisas que podem acabar em breve e você não sabia hélio

Muita gente pensa que o gás hélio é usado apenas para encher balão, porém ele possui uma finalidade bem mais importante no mundo moderno. Praticamente tudo dos imãs de máquinas de ressonância magnética, fibras ótica e talas de LCD necessita do Hélio para funcionar bem. Sem ele, muitas das coisa que conhecemos hoje também podem desaparecer.

Bacon

Coisas que podem acabar em breve e você não sabia bacon

Até mesmo o saborosos bacon podem deixar de existir. Segundo informações da National Pig Association, uma escassez global de bacon e alguns outros produtos suínos é inevitável. De acordo com a associação, essa escassez se deve ao aumento do custo da ração, o que é atribuído às fracas safras de soja e milho que foram observadas nos últimos anos.

Em agosto de 2012, o Departamento de Agricultura dos EUA publicou um relatório que previa precisamente que os criadores de porcos iriam reduzir sua produção para minimizar perdas. É possível que o bacon não desapareça por completo, porém, é fato que seu valor deverá subir bastante.

Queijo de cabra

Coisas que podem acabar em breve e você não sabia queijo de cabra

Em 2010, o Reino Unido enfrentou um assustador surto de febre Q, que é transmitida aos seres humanos por animais, geralmente ovelhas, cabras e gado. Por causa disso, cerca de 50 mil cabras e ovelhas prenhas foram removidas da procriação.

Isso fez com que alguns criadores decidissem parar por completo a reprodução dos animais, o que fez com que caísse e muito a produção do queijo de cabra. Aparentemente, um outro surto em escala maior poderia colocar em risco o futuro desse tipo de alimento.

Sardinha

Coisas que podem acabar em breve e você não sabia sardinha

A sardinha é um peixe muito consumido pelo mundo, mas isso também pode estar chegando ao fim. O motivo? Os pescadores estão voltando de suas viagens sem o peixe. Recentemente estimou-se que ao todo foram 32 milhões de sardinhas em potencial que não foram pescadas, podendo ser esse o indício de um futuro sem esse alimento.

As populações de sardinhas tendem a ter altos e baixos, isso varia com a temperatura da água. De todo modo, sabe-se que esses peixes estão se reproduzindo menos desde o resfriamento das águas do pacífico, que ocorreu na década de 1990.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: