Topo

Coisas que a maioria das pessoas fala e poucos sabem o significado

1.00 / 5 - 1
Comente

A língua portuguesa é muito complexa e rica, pelo que, diariamente ouvimos várias palavras diferentes que soam como novidade até mesmo para os mais familiarizados ao idioma.

O que você talvez não saiba, é que popularmente existem palavras proferidas por boa parte da população brasileira, cujo significado por alguma razão é desconhecido pela maioria das pessoas. Sendo assim, separamos algumas palavras que muitas pessoas dizem e poucas sabem o que significa. Veja!

Palavras que você talvez fale sem saber o real significado

Coisas que a maioria das pessoas fala e poucos sabem o significado

Cataclisma

Muitas pessoas usam essa palavra em contexto como: "Ah, mas depois que fulano falou aquilo, formou-se um verdadeiro cataclisma" ou algo do tipo. Além disso, há também quem use a palavra relacionando a fenômeno da natureza, mas sem saber ao certo o que significa. Para quem não sabe o cataclismo ou cataclisma diz respeito a algum tipo de catástofre ambiental de grande proporção, no qual envolve inundação ou dilúvio.

Estribeira

Veja também:

Há quem diga ditados como "não perca as estribeiras" na hora de acalmar alguém. Apesar de muito usada, essa palavra tem significado que muita gente desconhece. A estribeira é usada como uma espécie de degrau que ajuda a montar um cavalo, por exemplo. Aquela em que se coloca o pé para subir no animal.

Jerico

"Fulano só tem ideia de jerico". Muitas pessoas usam essa frase na hora de falar mal de alguém, porém, nem todas sabem a que exatamente está se referindo. Na verdade, jerico é uma espécie de jumento, mais especificamente, um burro pequeno. Na real, sabendo ou não o que significa, as pessoas acabam usando a palavra no contexto certo, referindo-se a alguém desprovido de inteligência.

Sarro

Você provavelmente já disse ou ouviu alguém falar, "tá tirando sarro com a minha cara?". Essa é uma expressão muito usada quando alguém quer dizer que está sendo zoado. E a verdade é que essa palavra possui vários significados, dentre eles, o que mais chega perto da verdade é o que diz respeito à borra de líquido que fica no fundo do recipiente, mas sarro também pode estar relacionado ao tabaco, que normalmente fica no fundo de cachimbo e piteira.

Caldeirinha

"Fulana já está entre a cruz e a caldeirinha". Você já ouviu alguém falando algo parecido e ficou se perguntando o que significa? Pois bem, o termo muito usado é um dito popular, normalmente usado por alguém que quer se referir à pessoa que é muito indecisa ou está vivendo um dilema.

O que poucos sabem é que a caldeirinha é aquele recipiente usado pelas igrejas católicas e onde é colocada a água benta. Normalmente a caldeirinha é usada pelos padres para benzer os fiéis.

Bode expiatório

Bode expiatório é um termo normalmente usado para falar de alguém que possui culpa em algo, mesmo que não haja provas, podendo ser também alguém que não consegue provar sua inocência e se torna culpado pelo erro alheio. Porém o real significado não tem muita coisa a ver com isso. O bode expiatório, era um animal que era afastado do rebanho e abandonado sozinho na natureza, o animal também poderia ser usado como sacrifício.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: