Topo

Cientistas pesquisam a evolução da incrível Formiga-de-Veludo

Comente

As formigas são muito importantes para o Planeta, assim como todo a espécie que precisa cumprir o seu papel. E existem diversos tipos de formigas diferentes, algumas delas bem diferentes daquelas que estamos acostumados a ver por aí. Recentemente foram publicados dados de uma pesquisa realizada com a Dasymutilla gloriosa, popularmente conhecida como formiga-de-veludo-de-Thistledown.

A pesquisa feita pela Universidade Estadual de Utah tinha como principal objetivo entender melhor como funcionava a escala evolutiva desta formiga.

Uma das suas principais características é a forma como ela consegue adaptar o seu corpo, tendo um tipo de camuflagem branca. 

Veja também:

Durante muito tempo se acreditou que a pelagem seria parte de um sistema de camuflagem que teria sido desenvolvido pela formiga ao longo do tempo. Mas os cientistas acabaram encontrando forte indícios de que se trata de um sistema de termorregulação, que ajudou bastante a formiga a se manter viva nos terrenos mais áridos da América do Norte. 

No reino animal, há relativamente poucos exemplos de branco sendo uma cor adaptável fora dos ambientes árticos", disse o biólogo Joseph S. Wilson.

"A coloração branca pode ser aposemática, significando coloração destinada a alertar ou repelir predadores, mas também pode desempenhar um papel na termorregulação."

Cientistas pesquisam a evolução da incrível Formiga-de-Veludo

Apesar de ser uma espécie mais rara, a formiga-veludo, que na verdade é uma vespa, também pode ser encontrada em determinadas regiões do Brasil, mas costumam ser muito mais abundantes em áreas áridas do Sul e também do Oeste da América do Norte. Com uma família grande, de mais de duzentos gêneros, acredita-se que existam 4200 espécies parentes dessa vespa. Ainda assim, algumas dessas espécies podem sofrer dificuldades para se relacionar com um par reprodutivo compatível e gerar novos membros.

Os cientistas também descobriram, ao avaliar essa vespa, que as diferenças entre os sexos não se limitam apenas a presença e ausência de asas, como se acreditava em um primeiro momento. Eles também apresentam diferenças em padrões de cores, tamanho e também peso. 

Mesmo que sua pelagem tenha surgido em função do clima, a sua estrutura de uma forma geral também consegue ser eficiente na proteção contra predadores, junto com outras características, como a estrutura de corpo muito dura, que impede o sucesso no ataque das espécies cuja dieta se deriva de invertebrados, por exemplo. 
 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: