Topo

Cidades apostam em viradas de ano com fogos de artifício silenciosos

Comente

A grande maioria das pessoas gostam muito de fogos de artificio. Os shows com explosões de cores e luzes costuma ser realmente muito bonito, utilizado sempre para marcar algum evento especial. Mas existe um grande problema que acaba se apresentando junto com essas festas: os barulhos.

Diferentemente dos barulhos que costumam ser feitos pelas pessoas ou, até mesmo, pelos equipamentos de sons, as explosões costumam ter um efeito devastador para a grande maioria dos animais, especialmente aqueles que vivem nas proximidades dos locais onde acontecem as queimas de fogos.

Cidades apostam em viradas de ano com fogos de artifício silenciosos

Não são apenas os cachorros que ficam completamente desorientados. Pássaros costumam morrer apenas em virtude dos barulhos dos estouros. Com base nisso, diversas cidades e estados acabaram criando leis que proíbem o estouro de fogos de artificio em determinadas regiões, especialmente aquelas nas quais se encontram muitos animais.

É o caso da cidade de São Paulo, uma das primeiras cidades brasileiras que aprovou uma lei municipal que proíbe a explosão deste tipo de item nas ruas. E isso acabou criando um problema: como fazer uma festa de final de ano, como a tradicional Virada da Paulista, sem que seja possível estourar um fogo sequer?

Este ano de 2018 deve ser marcado por uma novidade que deve agradar os protetores ambientais, e principalmente os animais. Serão utilizados os chamados fogos de artifícios silenciosos. O modelo pirotécnico menos barulhento já está sendo usado em alguns lugares da Europa, como na província de Parma, na Itália. Em janeiro, a festa de final de ano com fogos silenciosos que rolou em Ponta Grossa, no Paraná, também animou os moradores da região e os turistas.

A ideia justamente é utilizar algumas outras tecnologias e possibilidades que permitem com que os shows de fogos sejam complementares, e não apenas a atração principal. Dentro dessa linha, uma ideia interessante será implementada também este ano na capital de Santa Catarina. A tradicional virada do ano em Florianópolis terá, além de um show de fogos, também um show de águas dançantes com luzes.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: