Topo

Algumas curiosidades sobre a obra “A Última Ceia”

Comente

Leonardo da Vinci se tornou um dos pintores mais importantes e famosos da história da humanidade. Sua obra acabou se tornando referencia para as futuras gerações, não apenas pela técnica utilizada, mas também em relação ao seu conteúdo. E uma das obras mais importantes é “A Última Ceia”. 

De acordo com os registros históricos de que sem notícia, essa pintura acabou levando 3 anos para ficar pronta. Leonardo da Vinci teria iniciado o trabalho no ano de 1495 e seguido até o ano de 1498. Todo o processo de pintura aconteceu na cidade de Milão. Hoje em dia o local pode até mesmo ser visitado pelos turistas, sendo o Convento Domincano de Santa Maria Delle Grazie. 

Além da grande riqueza de detalhes do quadro, a técnica utilizada para a pintura também acabou se tornando um dos grandes destaques da obra. Leonardo criou uma técnica que mesclava as reduções de pigmento com água, chamadas de têmpera, com óleo em duas camadas de gesso sob o reboco. Dessa forma, o pintor aplico gesso seco ao invés do gesso úmido, que geralmente era utilizado neste tipo de obra. 

Algumas curiosidades sobre a obra “A Última Ceia”

Veja também:

Confira algumas curiosidades dessa importante obra:

Jesus no centro

Mais do que simplesmente colocar Jesus Cristo na posição central da mesa onde aconteceu a última ceia, um dos episódios mais conhecidos e importantes da bíblia, todos os elementos criados pelo pinto acabam fazendo com que a atenção do observador se volte para a cabeça de Jesus. 

Jesus sem pés

Um outro elemento que chama a atenção de quem observa o quadro mais atentamente é o fato de que Jesus Cristo não possui pés. Originalmente, o pintor havia colocado essa parte do corpo de cristo, mas as más condições pelas quais passou a obra acabou deixando essa parte danificada. Como não foi possível restaurar, foi pintado uma porta por cima. 

Autorretrato

Uma das lendas mais famosas sobre essa obra dá conta de que o próprio pintor Leonardo da Vinci teria se colocado na pintura, em uma espécie de autorretrato. E ele teria sido colocado na figura de Judas Tadeu. A lenda surgiu especialmente devido as grandes semelhanças entre a pintura e o criador. 
Maria Madalena
Oficialmente, a figura que aparece do lado direito de Cristo é João. Mas muitos estudiosos afirmam se tratar de Maria Madalena, especialmente devido às características físicas femininas do personagem, especialmente dos longos cabelos. 




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: