Topo

6 Curiosidades sobre as estrelas

Comente

Cada uma das estrelas visíveis no céu é maior e mais brilhante do que o Sol.

6 Curiosidades sobre as estrelas

A estrela menos intensa está entre as 50 mais brilhantes que é a Alpha Centauri, e mesmo assim é 1,5 vezes mais brilhante do que o nosso sol.

Porque você não enxerga milhões de estrelas?

O fato é que por mais que você tenha uma visão excelente, é possível apenas vermos entre 2 a 2,5 mil estrelas, e isso ainda depende da região do planeta que você estiver e luminosidade da lua.

Não existem estrelas de cor verde

Estrelas geralmente emitem um espectro de cores que incluem o verde, mas em nossa visão a cor não é algo isolado. As cores das estrelas variam entre vermelho, laranja, amarelo, branco e azul, em ordem crescente de temperatura das mesmas.

O sol na verdade é uma estrela “verde” e anã

Veja também:

Para falar a verdade, a cor do sol é verde azulada, já que seu comprimento de onde se encontram na faixa de transição das cores. Como explicamos, não existem estrelas verdes, e esse nome deriva de sua temperatura de superfície, mas os olhos humanos acabam enxergando o Sol na coloração branco amarelado.

O sol é considerado como uma estrela anã branca, o que está relacionado as estrelas mortas. Falando em seu tamanho, podemos apontar a elas como anãs gigantes, ou ainda supergigantes, sendo que estes dois últimos estágios acontecem em sua velhice, por este motivo o sol é uma estrela anã que em milhões de anos deverá apagar.

As estrelas não piscam

Bem ao contrário do que você pensa, as estrelas não piscam. Este tipo de trepidação acontece por conta da atmosfera terrestre que conta com várias camadas e embaralham a radiação ode luz das estrelas, fazendo com que elas pisquem.

Você enxerga uma estrela bem longe

A estrela Deneb é uma das estrelas visíveis mais distantes que existem, fica na constelação de Cisne a 30 quatrilhões de quilômetros da Terra. Apesar disto é necessário estar no hemisfério norte para poder a observar. Podemos também visualizar as estrelas de Andrômeda que ficam a 24 quintilhões de quilômetros daqui.

As estrelas são consideradas corpos negros

Isto significa que as estrelas absorvem pelo menos 100% de toda a radiação eletromagnética que incidem sobre elas, sendo assim muitas vezes a sua luz emitida nem sempre é originária dela mesma.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: