Topo

5 curiosidades sobre o gás hélio

Veja algumas curiosidades bastante inusitadas sobre o gás hélio.
Publicidade
Comente

O gás hélio conta com uma série de curiosidades que chamam á atenção das pessoas. No Brasil temos o famoso caso do padre que decidiu sair voando com balões de hélio, e conseguiu, porém o resultado final disto foi um tanto trágico, pois ele acabou vindo a falecer. Confira algumas peculiaridades sobre este gás.

5 curiosidades sobre o gás hélio

O nome vem diretamente do Sol.

O nome hélio vem de Hélios, o deus grego do Sol. Foi por lá, na estrela central do Sistema Solar que os astrônomos descobriram este elemento químico durante o ano de 1860.

O gás e os balões

O hélio é um gás mais leve e menos denso entre todos os elementos químicos existentes, considerado inclusive sete vezes mais leve do que o ar. Esta situação ocorre por conta da estabilidade química e seus átomos que são bem pequenos. Por conta destas características, os balões que são preenchidos com gás hélio devem flutuar.

Hélio deixa as pessoas com voz engraçada

Publicidade

Aquela voz engraçada que sai quando alguém inala o gás hélio é uma situação bastante curiosa. O grande fato está justamente por ele ser mais leve do que o ar, aumentando a velocidade que a voz se propaga, além da frequência que também é aumentada, deixando a voz bastante aguda.

Apesar do gás não ser tóxico, ele é perigoso, e inalar o hélio pode cortar o fluxo de oxigênio que vai para o cérebro, levando a pessoa até a morte.

O gás é utilizado por mergulhadores

Como o gás não é tóxico e pode ser comprimido facilmente, ele é utilizado por mergulhadores para substituir o nitrogênio que faz parte de 75% do ar que respiramos. O motivo principal é que quando submetido a altas pressões, como por exemplo os mergulhos mais profundos, o nitrogênio poderá gerar a conhecida situação de embriaguez de profundezas, ou seja, a narcose por nitrogênio.

Publicidade

Esta situação ocorre quando o elemento químico passa a ser dissolvido em tecidos do nosso corpo, atrasando desta forma as transmissões de impulsos nervosos de nossos neurônios. A partir desta condição os mergulhadores poderão ter convulsões e ainda morrer por afogamento, a solução encontrada para que isto não ocorra é diluir o gás oxigênio junto ao gás hélio.

O Hélio pode acabar

Este gás leva milhares de anos para se formar e cientistas alertam que este é um recurso não renovável, e difícil de encontrar, manter e impossível de ser reciclado. Um campo de gás hélio foi encontrado recentemente em Rukwa na Tanzâna e conforme estimativas ele é maior do que todas as reservas existentes de hélio nos Estados Unidos.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: