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13 atitudes que podem fazer com chefes percam funcionários

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O ambiente profissional e, consequentemente, as relações entre líderes e colaboradores tem mudado em muito ao longo dos anos no Brasil.

Essa mudança tem criado um novo paradigma, de modo que para um funcionário permanecer por longo período em uma empresa na atualidade, se faz necessário mais que um bom salário e benefícios, sendo necessário, sobretudo, uma boa relação entre líderes e liderados, e as empresas que não se adaptam a essa nova realidade tendem a perder rapidamente inúmeros funcionários para seus concorrentes.

Diante desse novo quadro que se desenha no ambiente profissional, cabe, principalmente aos líderes, a missão de criar uma boa relação com seus colaboradores e, para isso, é importante a observância de alguns critérios, os quais listaremos na sequência, levando em consideração a opinião apresentada por especialistas em uma matéria publicada recentemente pela “Exame”.

Veja as 13 atitudes que podem fazer com chefes percam funcionários

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Falar de mais, fazer de menos – Primeira atitude que faz perder funcionários

Essa é o primeiro quesito capaz de causar insatisfação nos funcionários, é o clássico chavão corporativo do “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, que traz inúmeras consequências, dentre elas, o comodismo e displicência dos funcionários, um líder que deseja ser respeitado deve ter atitudes que falam mais alto que suas palavras.

Comunicação falha – Segunda atitude que faz perder funcionários

Um líder precisa saber acima de tudo que a comunicação é essencial para a criação de um ambiente saudável, portanto, a capacidade de dialogar deve ser uma das principais características daqueles que estão em uma posição de liderança. A regra é válida tanto para aqueles chefes que não expressam exatamente o que esperam de seus colaboradores buscando transmitir o que deseja através de meias palavras, quanto para aqueles que se utilizam de palavras agressivas para transmitir o que pretende, menosprezando assim o colaborador, o último caso inclusive, é o que gera maior insatisfação nos funcionários.

Não promover crescimento – Terceira atitude que faz perder funcionários

Algo bastante comum entre funcionários que desejam construir uma carreira profissional é a aspiração pelo crescimento, de modo que, um líder que não consegue criar um ambiente propício a esse crescimento e que não submete seus colaboradores a desafios, tende a ter sérios problemas para conseguir motivar sua equipe, o que em um segundo momento poderá resultar na perda de funcionários para concorrentes que possuam um ambiente mais escalonável e desafiador.

Não cumprir com a palavra – Quarta atitude que faz perder funcionários

Sem dúvida uma das piores coisas da vida é acreditar em uma promessa e vê-la descumprida, e quando esse tipo de situação se dá no âmbito profissional provindo principalmente do líder para o colaborador a tendência é que os prejuízos sejam ainda maior. Um líder que promete e não cumpre seja o que for, está abrindo brechas para que futuramente o profissional decida abandonar a empresa por perder a credibilidade na mesma, portanto, via de regra, quem promete deve cumprir, custe o que custar.

Não se adaptar à tecnologia – Quinta atitude que faz perder funcionários

Um líder que não busca se adaptar às novas tecnologias além da grande possibilidade de vir a se tornar obsoleto para a empresa, pode prejudicar o crescimento de todo o grupo e consequentemente da companhia. Quem deseja sobressair-se em um cargo de liderança na atualidade deve estar constantemente atento às mudanças tecnológicas que vem acontecendo ao seu redor para poder implementá-las da maneira mais adequada às atribuições dos funcionários, o líder que não considera essas alternativas naturalmente está abrindo brechas para que seus mais qualificados profissionais deixem aos poucos a empresa para ir em busca daquelas que ofereçam condições mais inovadoras.

Ausência de foco – Sexta atitude que faz perder funcionários

A ausência de foco pode causar prejuízos em diversas esferas, dentre elas provocar a demissão de alguns bons profissionais aliados. Um líder que muda constantemente de ideia em relação ao que vinha sendo planejado e delegado ao grupo, bem como, altera constantemente as funções de seus colaboradores, acaba gerando confusão e insatisfação na equipe, algo que acaba culminando na perda de seus funcionários.

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Cortar gastos em detrimento ao grupo – Sétima atitude para perder funcionários

Um líder que está sempre procurando maneiras de otimizar a receita e eliminar gastos, sem nenhuma dúvida é bem visto tanto pelos superiores quanto pelo grupo que sente que os objetivos poderão ser atingidos mais facilmente, entretanto, quando esses cortes no orçamento passam pelo crivo do mal planejamento os resultados podem ser desastrosos. Os erros mais comuns dos líderes na hora de “enxugar” o orçamento é delegar trabalho excessivo aos seus colaboradores para evitar novas contratações, nesse ponto o que era pra ser uma “economia” pode resultar na insatisfação e consequente improdutividade do grupo.

Ausência de inovação – Oitava atitude que faz perder funcionários

Inovar é desde sempre uma das palavras de ordem das organizações que atingem níveis de excelência e o líder que não consegue enxergar isso tende a a ser prejudicial a seus colaboradores. Vale ressaltar que nesse caso a inovação não está diretamente relacionado à utilização da tecnologia no âmbito profissional (esse ponto já abordamos anteriormente), mas sim, inovar na rotina de trabalho proporcionando maior liberdade e interatividade entre os colaboradores para que os resultados possam também ficar distantes da mesmice, profissionais qualificados jamais se sentirão bem em um ambiente onde a rotina seja palavra de ordem.

Perfil controlador – Nona atitude que faz perder funcionários

Sabidamente nenhuma relação sobrevive de maneira saudável quando uma das partes envolvidas possui um perfil controlador, e no ambiente empresarial isso não é diferente. Um líder que deseja ganhar seus funcionários deve ter bom senso e aprender a confiar em seus liderados, um chefe que fica pressionando os colaboradores em cada atitude acaba sufocando-os e fazendo com que estes procurem novos ares em empresas concorrentes, um bom líder é aquele capaz de extrair o máximo de seus funcionários no que diz respeito a resultados e não necessariamente a volume de trabalho.

Humilhar ou apelidar funcionários- Décima atitude que faz perder funcionários

Receber apelidos raramente é algo bem visto por parte de quem quer que seja e quando essa atitude é proveniente de um líder os problemas tendem a surgir rapidamente, primeiro porque a princípio o colaborador pode se sentir receoso em reclamar com seu superior seja por medo ou receio, em um segundo momento esse mesmo colaborador pode se sentir humilhado e acabar por optar pela saída da empresa. Um líder que deseja ter um bom relacionamento com seus colaboradores deve não somente evitar apelidos, como também evitar quaisquer atitudes que venham causar humilhação nos mesmos.

Não ouvir – Décima primeira atitude que faz perder funcionários

Um líder que não sabe ouvir o que seus liderados tem a dizer além de desperdiçar a oportunidade de aprender e eventualmente coletar boas ideias, corre o risco de perder seus funcionários para a concorrência, uma vez que estes acabam sentindo-se menosprezados e desvalorizados por aquele que está em uma posição superior à sua.

Não discernir o lado pessoal e profissional – Décima segunda atitude para perder funcionários

Um líder que costuma levar tudo o que é dito por seus colaboradores para o lado pessoal,  além de demonstrar imaturidade, acaba gerando insatisfação no grupo, é preciso saber entender por exemplo, que quando um funcionário se manifesta contrário a uma decisão ou ideia ele não está necessariamente agindo contra a “autoridade” do líder, mas sim manifestando sua opinião pessoal em relação àquilo que foi falado, algo que nada tem a ver com a pessoa ou posição do líder.

Ausência de visão de conjunto – Décima terceira atitude para perder funcionários

Ao liderar uma equipe é necessário ter consciência de que o processo se dá em dois âmbitos distintos, um deles é o respeito pela individualidade de cada um dos membros da equipe, o outro é a visão de conjunto que é o que possibilita à organização um maior crescimento, a ausência desse último fator pode levar uma equipe a resultados desastrosos e gerar desentendimentos e insatisfação entre os envolvidos, algo que inevitavelmente culminará na perca de alguns dos profissionais.


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