Topo

Tudo sobre gravidez: Os 7 problemas de saúde que podem atrapalhar a concepção

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Tudo sobre gravidez: os 7 problemas de saúde que podem atrapalhar a concepção
Publicidade
Comente

Conheça os 7 problemas de saúde que podem atrapalhar a concepção e saiba tudo sobre gravidez! Antes de decidir ter um filho é bastante aconselhável que o casal busque orientação médica para que assim possa saber exatamente quais serão os riscos existentes durante a gravidez. Esse diagnóstico ocorre normalmente através de uma bateria de exames recomendada pelo próprio profissional da saúde.

Na sequência você poderá conferir alguns dos problemas de saúde que podem atrapalhar a concepção de uma criança. Confira!

Tudo sobre gravidez: os 7 problemas de saúde que podem atrapalhar a concepção

Conheça os 7 problemas de saúde que podem atrapalhar a concepção

Doença que afeta a fertilidade feminina – Endometriose

Publicidade

A endometriose é uma doença feminina que consiste na presença do endométrio fora da cavidade uterina. Uma mulher que tem endometriose tem a saúde  e a mobilidade de suas tubas comprometidas, e com isso as tubas não terão como encaminhar o óvulo para o útero.

Infelizmente essa doença não tem cura, mas, há tratamento. Para identificar se a mulher tem endometriose primeiramente é necessário um exame de sangue do marcador CA-125, no período que inicia-se o ciclo menstrual. Outros procedimentos como ultrassonografia, ressonância magnética e biópsia por laparoscopia, também podem ser solicitados.

Dependendo da avaliação do médico o tratamento pode ser feito isoladamente à base de anticoncepcionais com progesterona. O tratamento pode controlar ou fazer regredir a endometriose e até mesmo melhorar a fertilidade da mulher.

Publicidade

O tratamento escolhido pelo médico também pode ser o de pílula com uma combinação de estrogênio e progesterona ou ainda o de DIU de progesterona. Existe ainda a possibilidade de o tratamento ser feito utilizando outros tipos de medicação, que podem bloquear o ciclo menstrual para o tratamento da endometriose. Os tratamentos de modo geral costumam durar entre 3 meses e um anos, tudo irá depender do nível da doença. Depois de algum tempo de tratamento, a tendência é que a paciente enfim possa tentar engravidar novamente.

Hipotireoidismo e hipertireoidismo

Tanto o Hipotireoidismo quanto o Hipertireoidismo são disfunções da glândula tireoide, que por sua vez, é a responsável por controlar diversas funções do corpo. O hormônio TSH é o estimulador da tireoide e tem uma grande influência na ovulação.

Para detectar a presença de Hipotireoidismo e/ou Hipertireoidismo é necessária a realização de um exame de sangue para verificar a quantidade de hormônios TSH, T4 e T3. O tratamento é realizado por meio de medicamentos, que podem ser usados mesmo durante a gestação, eles ajudarão inclusive a amenizar os riscos de aborto.

Leia também:

Distúrbios na hipófise

Ocorre quando funções da hipófise são prejudicadas, causando assim um excesso de produção do hormônio prolactina, que é responsável por estimular a produção de leite materno. O tratamento pode ser feito através de medicamentos, ou em casos raros através de cirurgia, quem determina o método mais adequado é sempre o médico.

Ovulação desregulada

O fato de uma mulher menstruar normalmente todos os meses não indica que ela esteja necessariamente ovulando, e no caso da não ovulação, não há chances de gravidez. Esse problema não tem nenhuma ligação com o uso prolongado de anticoncepcionais.

Isso é muito comum em mulheres com idade mais avançada, quando o processo ovulatório diminui, sendo também normal em mulheres com ciclo menstrual irregular.

O problema pode ser detectado através de exame de sangue que verifica as taxas hormonais, de ultrassom ao longo do mês para acompanhamento do caminho do óvulo até o final da ovulação.

Síndrome dos ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos consiste no desenvolvimento de pequenos cistos nos ovários, o que tem grande impacto na regularidade da menstruação, comprometendo também a fertilidade da mulher e ainda provocando o surgimento de acnes e obesidades.

O tratamento é realizado por meio de medicamentos que induz a ovulação, inseminação artificial ou ainda, a indicação do método de coito programado.

Doenças que afetam a fertilidade masculina

Varicocele

A varicocele é uma doença marcada pelo aparecimento de varizes nos testículos do homem, esse problema acontece devido à dilatação das veias no testículo, podendo alterar a produção de espermatozoide.

Para se fazer um diagnostico da doença o processo é bem simples, pois, normalmente a presença da doença é notável tanto para o próprio paciente e seu médico. Uma vez detectada a doença, o tratamento ocorre através de procedimento cirúrgico, que consiste em fazer a ligadura das veias com varizes.

Sífilis e gonorreia

Tanto a sífilis quanto a  gonorreia, podem causar a diminuição da locomoção, qualidade e quantidade dos espermatozoides. A detecção de ambas as infecções é feita através de exames que mensuram a quantidade de leucócitos no sangue. O tratamento é feito por meio de medicamentos antibióticos, que são receitados tanto para o homem quanto para mulher.

Além das doenças acima mencionadas os médicos afirmam que outros fatores podem atrapalhar os planos de conceber um filho, dentre os quais, a obesidade, seja ela masculina ou feminina.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: