Topo

Tudo sobre gravidez: novos exames de sangue podem prever partos prematuros

Dicas de saúde e bem estar, exercícios, alimentação e notícias em geral! Tudo sobre gravidez: novos exames de sangue podem prever partos prematuros e...
Publicidade
Comente

Quando uma mulher descobre que está esperando um filho, tenha ela planejado ou não, a tendência é que comece a sentir uma enorme emoção por poder carregar no ventre uma nova vida. Aliado isso, é natural que surjam também as primeiras preocupações, tanto com as condições clínicas da gravidez, quanto com a proteção do pequeno antes e depois do nascimento.

Leia também:

Além das preocupações normais, há casos também de gestantes que tem motivos para se preocupar com a questão dos partos prematuros. Uma gestação normal, por exemplo, dura em média de 37 a 42 semanas contando desde a data da última menstruação. Dessa forma, se o trabalho de parto começar antes de 37 semanas, ele é considerado um trabalho de parto prematuro.

Publicidade

Para a criança, o nascimento prematuro pode ocasionar grandes problemas relacionados com a saúde, tais como, dificuldades respiratórias, lesões nos olhos, problemas no intestino e sistema nervoso, dentre outros. Diante desses riscos, há muito vêm sendo testados novos métodos que possam prever com antecedência os partos prematuros, para que assim os cuidados necessários possam ser tomados em tempo hábil.

Felizmente, novos exames de sangue apontaram resultados promissores, e poderão prever as ocorrências de partos prematuros em breve.

Tudo sobre gravidez: novos exames de sangue podem prever partos prematuros

Novos exames de sangue podem prever partos prematuros

Publicidade

Até o momento alguns fatores que eram considerados de risco e já serviam para estimar as probabilidades da mulher ter um parto prematuro eram:

  • Gestação de gêmeos, trigêmeos ou mais
  • Histórico de cirurgia cervical
  • Anormalidades do útero
  • Sangramento uterino, principalmente no segundo ou terceiro trimestre
  • Drogas ilícitas, como a cocaína
  • Tabagismo
  • Infecções
  • Baixo peso pré-gestacional e ganho de peso durante a gestação
  • Excesso de líquido amniótico
  • Anemia moderada a grave no início da gravidez
  • Um curto intervalo  entre as gestações
  • Cirurgia abdominal durante a gravidez

Apesar disso, algumas gestantes desenvolviam o parto prematuro sem nenhuma causa aparente, sendo esse um dos maiores medos das gestantes. Com o novo método, a tendência é que esse medo seja dissipado, já que provavelmente será possível determinar os riscos até mesmo em casos onde os fatores citados não são observados.

Veja em que consiste os novos exames de sangue que podem prever partos prematuros

O método novo foi desenvolvido por pesquisadores Canadenses, eles conseguiram criar um novo exame de sangue que promete prever se uma mulher que está tendo contrações antes do tempo irá ou não ter um parto prematuro.

De acordo com as estatísticas, aproximadamente 5% das mulheres que começam a ter contrações antes de completar 37 semanas de gestação, tem um parto prematuro em até 10 dias.

Hoje em dia ainda não é possível prever de forma eficiente se uma mulher que está sentindo contrações antes de 37 semanas irá dar a luz ou se as contrações irão parar naturalmente. O novo exame de sangue para gestante, que foi desenvolvido por pesquisadores conseguiu detectar 70% dos partos prematuros em 150 gestantes analisadas em um hospital na Austrália.

O novo exame de sangue é usado para detectar algum tipo de marcador genético ligado ao parto, o método entrará em fase de testes em Toronto e em até cinco anos poderá estar disponível no mercado mundial.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: