Topo

Travesseiro: Entenda a importância e confira dicas para escolher o ideal.

Peça é fundamental para ter uma boa noite de sono.
Publicidade
Comente

Nesta altura do campeonato, todo mundo já sabe que ter uma boa noite de sono é fundamental para qualquer pessoa que se preocupe com a sua saúde. Dormir é muito importante e acaba tendo uma série de funções muito importantes para manter o organismo funcionando de uma forma adequada, mantendo o equilíbrio psíquico, emocional e metabólico, além de restabelecer a disposição para fazer as atividades do dia a dia. 

Dormir é tão importante e natural para o organismo como respirar, ou comer. O nosso cérebro, mesmo que possa se adaptar, acabou se acostumando, com os milhares de anos de evolução da nossa espécie, a dormir durante a noite, pois o escuro acaba ajudando na produção de determinadas substâncias no nosso cérebro que ajuda o corpo a descansar. 

Além disso, o cérebro também descansa a partir do momento em que o corpo também descansa. É neste ponto que entram alguns dos itens que as pessoas mais utilizam durante a sua vida noturna, como a cama, o colchão e também o travesseiro. 

Por que o travesseiro é tão importante?

Travesseiro: Entenda a importância e confira dicas para escolher o ideal.

Publicidade

Mesmo que existam pessoas atualmente que consigam dormir sem um travesseiro, com o corpo completamente reto em repouso, essa acaba não sendo a forma natural como as pessoas ficam deitadas para dormir. Existe a necessidade que a cabeça esteja apoiada em algo que fique um pouco mais alto que o colchão para que aconteça um alinhamento da coluna cervical. 

Definir uma data precisa para o surgimento do travesseiro no dia a dia das pessoas é algo muito complicado. Mas os historiadores acreditam que os travesseiros tenham surgido pela primeira vez na Mesopotâmia, por volta de 7 mil a.C. Os primeiros teriam surgido não para dar  mais conforto para coluna, e sim para evitar que insetos entrassem na boca e no ouvido de quem estava dormindo. 

Já os egípcios eram mais adeptos a utilizar um encosto de madeira entalhada de forma com que a cabeça ficasse mais alta que o restante do corpo, promovendo maior conforto. Mais tarde, por volta do século XII, as mulheres orientais adquiriram o costume de utilizar tijolos de cerâmica debaixo da cabeça quando iam dormir. Era utilizado para que pudessem manter seus penteados intactos.

Publicidade

Já os primeiros travesseiros de tecido podem ter surgido na Grécia, sendo quase sempre um tecido estofado com penas ou palha. Já a partir da revolução industrial os travesseiros começaram a ser produzidos de diferentes materiais, como encontramos até os dias de hoje. 

Dicas para escolher o travesseiro ideal

Altura do travesseiro – Antes de mais nada, é muito importante que as pessoas fiquem de olho na altura do travesseiro no momento da compra. Para quem dorme de lado, a altura do travesseiro deve ser o bastante para deixar a coluna alinhada com o pescoço. Já quem dorme de barriga para cima, o ideal é que seja um travesseiro mais baixo. De acordo com especialistas, o ideal é que seja de 10 cm de altura e densidade entre 29 a 34.

Veja também:

Trocas – Muitas pessoas acabam se apegando demais aos travesseiros, afirmando inclusive que eles se tornam mais eficientes na medida em que vão se adaptando a forma do corpo de quem dorme, o que não é verdade. Assim como tudo, o travesseiro realmente tem um tempo de vida, sendo que geralmente ele acaba sendo informado na embalagem pela fabricante. Mas os especialistas recomendam que a troca seja feita, em média, de 2 em 2 anos. Mais do que isso vai deixando o travesseiro deformado e assim vai perdendo um pouco da sua funcionalidade. 

Leve para tomar um sol – Além disso, o travesseiro também deve ser mantido em um local bem arejado para que não se acumulem muitos micróbios nele. Além da troca das fronhas junto com as roupas de cama, é muito interessante deixar o travesseiro pegando a luz do sol, mesmo que seja de forma indiretamente, pelo menos 3 vezes por semana. Isso deve ser feito especialmente pelas pessoas que possuem algum tipo de alergia ou crises de rinite. 

Fique de olho na espuma – Aqui, vai da preferência de cada pessoa. Quem gosta de um travesseiro mais firme deve optar por aqueles que são feitos com espuma compacta, como os da marca NASA. Já quem gosta de um travesseiro mais macio e quem possui algum tipo de alergia pode preferir um travesseiro de látex. Também existem os de espuma, que são mais recomendados para quem sente mais calor, uma vez que o ar consegue circular mais facilmente. 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: