Topo

Sangue na urina, dor nos rins e inchaço no corpo pode ser sintoma de algo pior; Confira!

Dicas de saúde, exercício e alimentação. Notícias sobre medicina e bem-estar! Sangue na urina, dor nos rins e inchaço no corpo pode ser sintomas de...
Publicidade
Comente

Os rins são os órgãos responsáveis por limpar o sangue e manter a pressão arterial equilibrada, além disso, eles regulam a concentração de sal, potássio e outras substâncias presente no sangue, alem de serem fundamentais na manutenção do bom funcionamento de outros órgãos.

A importância dos rins é tão grande que existe até mesmo um dia especial para eles, sendo este, o dia 13 de março, comemorado na última quarta-feira. Diante dessa importância, decidimos, na semana de sua comemoração, trazer um pouco sobre os cuidados que se deve ter com o órgão, bem como os sinais que o corpo pode emitir quando algo não estiver muito bem com ele, você confere tudo na sequência.

Sangue na urina, dor nos rins e inchaço no corpo pode ser sintoma de algo pior; Confira!

pedra-nos-rins

Publicidade

Ao descuidar dos rins muitos problemas de saúde podem surgir, destacando-se dentre eles enfermidades como, nefrite, infecção urinária, cálculo renal, obstrução urinária e até mesmo a insuficiência renal.

Sabe-se que alguns desses problemas, podem, de fato, surgir na vida de uma pessoa pelo fator genético, entretanto, esse não é o único fator capaz de colocar em risco a saúde dos rins, a alimentação, por exemplo, é uma parte primordial para a melhor preservação da saúde renal. Uma pessoa que possui uma dieta rica em gordura e consome poucas vitaminas e fibras, por exemplo, tendencialmente poderá acabar tendo inúmeros problemas relacionados ao órgão.

Alguns cuidados que se deve ter para melhor proteção dos órgãos, é uma alimentação livre de excessos de proteínas, sal e açúcar. A proteína, se consumida em excesso, pode deixar os rins sobrecarregados, tornando-os propensos a ter uma inflamação que pode até mesmo a interromper a passagem sanguínea.

Publicidade

O consumo exagerado de sal e açúcar pode levar uma pessoa a desenvolver hipertensão ou diabetes, que hoje em dia são as doenças consideradas de maior fator de risco, podendo até mesmo levar à falência de órgãos.

Sinais de alerta do corpo em relação aos rins

Não é muito difícil descobrir se seus rins estão saudáveis ou não, para isso basta você prestar atenção em sua urina. Muitas vezes, quando há algum problema nos rins, é possível perceber através de alguma alteração, seja na coloração, no volume, frequência ou odor que a urina emite.

Isso ocorre porque uma das funções dos rins é a de eliminar pela urina as substâncias que estão em excesso no sangue, sejam as toxinas ou substâncias que não oferecem nenhum tipo de utilidade para o corpo humano.

Diariamente eliminamos através da urina água, sódio, cálcio, fósforo, ureia, ácido úrico e muitas outras substâncias que são eliminada através do trabalho metabólico do nosso organismo que aproveita as boas substâncias e elimina as que não serão úteis.

A urina saudável tem uma coloração de um amarelo claro, chegando a ser quase transparente, não possui odor, e possui uma leve quantidade de espuma, além disso, não provoca nenhum tipo de dor ou desconforto ao ser eliminada.

Um grande sinal de que os rins não vai muito bem é o fato de urinar varias vezes, principalmente durante a noite. O normal é que uma pessoa urine entre quatro e seis vezes por dia, e principalmente durante o dia, se uma pessoa urina mais de seis vezes durante o dia pode ser algum sinal de calculo renal ou de aumento na próstata. Por outro lado, se o que aumentar for o volume da urina e não a quantidade de vezes que urina, esse pode ser um sinal de cistite ou diabetes. Caso o problema seja uma redução no volume da urina, pode ser que o corpo esteja sofrendo desidratação, irrigação deficiente dos rins ou obstrução de fluxo urinário.

Em relação à coloração da urina, qualquer alteração pode indicar a presença de alguma doença nos rins ou em algum lugar no trato urinário como no caso de presença de sangue na urina que pode indicar doença renal inflamatória, tumores, cálculos renais, ou ainda outros problemas associados ao órgão.

Uma urina mais amarelada que o normal, pode ser também, em alguns casos, um indicio de ingestão insuficiente de liquido. Alterações na coloração também podem ser observadas quando há ingestão de medicamentos como antibióticos, analgésicos e/ou antissépticos.

Além da coloração da urina, outro ponto que deve ser analisado é o aspecto da mesma, uma urina que contém espuma em excesso pode indiciar a presença de alguma doença renal, enquanto que uma urina com aspecto leitoso pode indicar que há presença de pus. Em relação ao odor, se for forte, esse pode ser um indício de cálculo renal.

Além de todos os sintomas e características apresentadas, o corpo também pode mostrar alguns indícios que os rins não estão bem através da pele seca, cólica, e/ou palidez. Caso haja a presença de qualquer um desses sintomas o médico deverá ser consultado.

Leia também:

cuidados com os rins

Não é muito difícil manter a saúde dos rins, para isso basta praticar atividades físicas e ter uma dieta balanceada. Isso além de manter todos os órgãos funcionando de maneira saudável também ajudará a manter o corpo livre de doenças como diabetes e hipertensão que são os maiores inimigos dos rins.

Outra dica para o bom funcionamento dos órgãos é consumir muita água diariamente, o correto é ingerir, no mínimo, dois litros diários, para evitar que os órgãos fiquem sobrecarregados. O mais indicado é o consumo de água mineral e suco de fruta natural, evite o consumo de refrigerantes e sucos industrializados.

Para finalizar, vale ressaltar que hábitos como fumar e consumir bebida alcoólica devem ser evitados, pois são prejudiciais aos rins e ao corpo como um todo.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: