Topo

Saiba se fluoxetina realmente emagrece

Comente

A fluoxetina acabou se tornando uma das substâncias mais famosas quando o assunto é perda de peso. Mas a grande maioria das pessoas, mesmo aquelas que já utilizam medicamentos que tenham essa substância como base, acabam não sabendo ao certo como ela funciona e de que forma ela age no organismo.

Essa é uma droga que não age diretamente na queima de calorias acumuladas. Na verdade, ela faz parte de uma família chamada de "inibidores seletivos da receptação de serotonina" e está diretamente relacionada ao controle da ansiedade. Ela atua aumentando a biodisponibilidade da serotonina para ser absorvida e, por isso, muito usada no tratamento da depressão.

Saiba se fluoxetina realmente emagrece

Portanto, antes de mais nada é importante salientar que este tipo de droga acaba agindo em uma das causas do problema relacionado a obesidade. Como as pessoas podem acabar acumulando peso por uma grande quantidade e variedade de motivos diferentes, nem sempre a fluoxetina vai acabar sendo eficaz.

Veja também:

A utilização da droga acaba sendo recomendada somente para as pessoas que possuem a obesidade associada à um determinado caso de depressão. Outro caso no qual a droga também costuma ser utilizada é quando a pessoa está obesa devido a algum quadro de TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada).

Sendo assim, o paciente deve ter IMC maior ou igual a 30 e um diagnóstico de depressão ou TAG feito por um psiquiatra. Pelo que você pode perceber, serão poucos então os candidatos a usar fluoxetina para ajudar na perda de peso.

Um outro dado importante relacionado a utilização da fluoxetina e que já foi comprovado em pesquisas é o fato de que, após 6 meses de uso, as pessoas que perdem peso acabam recuperando boa parte, muitas vezes todo, o peso perdido. Ou seja, o paciente tende, no uso a longo prazo, a retornar ao seu peso inicial. Por isso a droga não é considerada de primeira linha no tratamento do excesso de peso.

Portanto, a fluoxetina não deve ser encarada como uma solução mágica para perda de peso, que vai fazer com que a pessoa emagreça e permaneça magra. Como se trata de um medicamento controlado, ele só pode ser adquirido mediante uma receita especial concedida por um médico. E deve estar sempre acompanhada de consultas médicas que identifiquem um quadro que possa ser acentuado com a utilização da droga.


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: