Topo

Quer prevenir doenças cardiovasculares? Estes são os principais exames que devem ser feitos.

Confira o que pode ser feito para tentar diagnosticar esses problemas de saúde com alguma antecedência.
Publicidade
Comente

A doenças consideradas como cardiovasculares ainda são consideradas como o grupo de problemas de saúde responsável pela maior parte das mortes de brasileiros. De acordo com os números divulgados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, são mais de 11 mil mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 90 segundos.

Quer prevenir doenças cardiovasculares? Estes são os principais exames que devem ser feitos.

De uma forma geral, existem algumas condições que acabam sendo criadas a partir das próprias características do corpo. Quanto mais velho o organismo vai ficando, maior a chance do surgimento de algum doença neste sentido. Mas existem diversos outros hábitos acabam prejudicando o sistema cardiovascular de uma forma geral. 

Para conseguir prevenir, além de mudar alguns hábitos da rotina, é muito importante que as pessoas comecem a fazer determinados tipos de exames, especialmente depois de determinada idade ou ainda quando as pessoas começam ter determinados sintomas. Conheça quais são os principais:

Ecocardiograma

Publicidade

Este tipo de exame e procedimento é considerado bastante comum, estando disponível em diversas clínicas e hospitais. Ele usa ondas de alta frequência (ultrassom) emitidas por todas as partes do coração para produzir uma imagem em movimento. Os resultados acabam sendo mais interessantes e seguros do que o raio X, sem contar que não submete os pacientes à radiação. 

Eletrocardiograma

Já este acaba sendo um exame que tem como principal objetivo verificar a saúde do coração a partir dos impulsos elétricos que são emitidos pelo órgão a partir do seu próprio funcionamento. Estes impulsos refletem diretamente a forma como ele está batendo, sendo que estes movimentos vão sendo registrados em um papel através de do chamado eletrocardiógrafo.

Radiografia do tórax

Em determinados momentos o raio X também acaba sendo considerado realmente necessário para que os médicos consigam ter uma visão mais gráfica do que está acontecendo no corpo de um determinado paciente. Para isso, ele se utiliza de radiação ionizante, em doses baixas, para registrar imagens que mostram a forma e o tamanho do coração e o contorno dos grandes vasos sanguíneos nos pulmões e no tórax. 

Teste ergométrico

Publicidade

Este exame também é considerado como teste de esforço, que basicamente tem como principal objetivo registrar como o sistema cardiovascular da pessoa está reagindo diante de um determinado esforço físico. A partir das respostas que podem ser obtidas neste exame, é possível diagnosticar uma série de doenças, dentre elas a doença arterial coronariana. Para que este esforço seja registrado, normalmente os pacientes precisam ser monitorados em um determinado exercício, como caminhada ou corrida na esteira ou então simulação de pedalada em uma bicicleta ergométrica. 

Cateterismo cardíaco

Este já acaba sendo considerado como um exame mais intrusivo quando comparado com os outros que foram citados até o momento. Ele é realizado a partir da utilização de um fino cateter inserido na corrente sanguínea até o coração. Ele acaba tendo, como principal objetivo, examinar a circulação das coronárias ou avaliar arritmias cardíacas. Acaba sendo feito especialmente quando os pacientes estão com sintomas de problemas como angina ou infarto. 

Holter 24 horas

Já este é um exame um pouco mais complexo que acaba sendo feito pelos médicos para investigar um pouco amis profundamente as condições de saúde do sistema cardiovascular do paciente. Ele é basicamente um eletrocardiograma, mas ao invés de registrar apenas um determinado momento do dia, ele dura um total de 24 horas. Ou seja, os movimentos do coração acabam sendo registrados ao longo de 24 horas. O principal objetivo é identificar determinadas arritmias que o paciente pode ter. 

MAPA

O exame Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial também tem duração de 24 horas, medindo a pressão arterial do paciente a cada 20 minutos.  Ele é capaz de detectar e registrar alterações na pressão arterial durante a prática de atividades rotineiras. 

Cintilografia

Um exame de imagem mais complexo dentro da categoria de medicina nuclear, que se utiliza de pequenas quantidades de substâncias radioativas para conseguir ter uma imagem mais clara do que está acontecendo. É recomendado especialmente para verificar problemas como isquemia cardíaca. 

Tomografia e ressonância do coração

Mais exames de imagens que também podem ser feitos dentro de uma investigação mais aprofundada da área, permitindo que os médicos consigam fazer uma avaliação da forma e as funções do coração de uma forma geral. 
 


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: